Novo presidente da Petrobras, Minerva de olho no Irã e sessão promete ser de ganhos para TIM

Confira os principais destaques desta segunda-feira

Rafael Souza Ribeiro

(Agência Petrobras)

Publicidade

SÃO PAULO – No radar do InfoMoney desta segunda-feira (19), véspera de feriado do Dia da Consciência Negra, o destaque fica por conta da nomeação de Roberto Castello Branco como presidente da Petrobras (PETR3;PETR4), além do vencimento de opções sobre ações na B3. Confira os outros destaques corporativos:

Petrobras (PETR4)

Roberto Castello Branco será o novo presidente da estatal, segundo nota o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo Guedes, Ivan Monteiro continuará no cargo até a nomeação de Jair Bolsonaro no começo de janeiro.

Castello Branco tem tem doutorado em Economia pela FGV e pós-doutorado pela Universidade de Chicago. Uma de suas primeiras atuações profissionais foi como professor na Escola de Pós-Graduação em Economia da própria FGV. Em seguida, em 1985, assumiu o cargo de diretor de Normas e Mercado de Capitais do Banco Central, no governo de José Sarney. Nos anos seguintes atuou como diretor em diversas instituições financeiras. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em 1999 se tornou diretor de Relações com Investidores e economista-chefe da Vale, cargo em que ficou por quinze anos. Após sua saída da mineradora, entre 2015 e 2016 foi membro do conselho de administração da Petrobras. Atualmente, Castello Branco atua como diretor da FGV.

Banco do Brasil (BBAS3)

Com a entrada de Castello Branco programada para janeiro, o futuro ministro da Economia de Bolsonaro já articula o retorno de Ivan Monteiro ao comando do Banco do Brasil, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo. Antes de ir para a Petrobras, Monteiro era vice-presidente de Finanças do banco estatal, sendo que era considerado um dos melhores na área pelo mercado financeiro.

Vale (VALE3)

Segundo informações da Bloomberg, a Vale pretende utilizar recursos próprios para financiar o projeto da mina de níquel que fica localizada em Nova Caledônia, uma ilha no Pacífico.

Continua depois da publicidade

IMC (MEAL3)

A Sapore, por meio de sua controladora Abanzai, publicou edital com os termos da OPA (Oferta Pública de Aquisição de Ações) para comprar até 49,99% da IMC, donas das redes de restaurantes Viena e Frango Assado. O preço será de R$ 8,00 por ação e o leilão na B3 será realizado em 19 de dezembro às 12h00 (horário de Brasília).

Minerva (BEEF3)

A empresa quer vender boi vivo para o Irã em 2019, segundo informações do O Estado de S. Paulo. De acordo com a reportagem, a expectativa da companhia é de que os iranianos alcancem a mesma importância da Turquia para o setor de boi em pé no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira dos Exportadores de Animais Vivos, os turcos respondem por mais de 80% dos embarques deste segmento no Brasil e a entidade espera que a receita com essas vendas chegue a US$ 700 milhões em 2018.

TIM (TIMP3)

A Telecom Italia, que controla as operações da TIM no Brasil, nomeou Luigi Gubitosi como seu novo executivo-chefe, em substituição a Amos Genish, que foi afastado do cargo na semana passada. Com a notícia, a ação da empresa italiana dispara mais de 5% na bolsa de Milão e esse efeito deve ser visto pelas ações negociadas na bolsa brasileira.

Stone

Uma das principais concorrentes da Cielo (CIEL3) na “guerra das maquininhas”, a Stone teve uma enxurrada de início de cobertura nos EUA nesta segunda-feira. Com elogios para a execução da empresa e seu plano de expansão de mercado, justamente que levando a derrocada da Cielo, BTG Pactual e Morgan Stanley recomendaram compra para os papéis da empresa, enquanto Goldman Sachs e JPMorgan iniciaram com recomendação neutra para as ações.