Em mercados / acoes-e-indices

A Bolsa já precificou uma vitória de Bolsonaro?

O candidato conquistou o apreço do mercado, em detrimento de Fernando Haddad (PT), com suas sinalizações em direção a uma economia mais liberal

SÃO PAULO - O Ibovespa acumula valorização de 11,6% desde o dia 31 de agosto, quando foi encerrado o prazo para registro das candidaturas dos presidenciáveis, até terça-feira (23) e o tom do rali das eleições vem sendo dado pelo otimismo do mercado financeiro na medida em que as pesquisas eleitorais sinalizam potencial vitória de Jair Bolsonaro (PSL).

O candidato conquistou o apreço do mercado, em detrimento de Fernando Haddad (PT), com suas sinalizações em direção a uma economia mais liberal, apoiada em seu guru econômico, Paulo Guedes. Com as pesquisas dando ampla vantagem para Bolsonaro, será que o rali de alta do Ibovespa chegou ao fim? 

"O plano de governo é para 'inglês ver", pondera o planejador financeiro da Nord Research, Renato Breia, destacando que será preciso acompanhar com atenção as medidas efetivamente implantadas em eventual governo Bolsonaro.

Até janeiro, quando o candidato eventualmente pode tomar posse, há espaço para novas valorizações, acredita o planejador. De um lado, estão os investidores brasileiros que devem comemorar a possível vitória de Bolsonaro com novos prêmios. Do outro, estão os estrangeiros que podem estar esperando por uma confirmação de mudança efetiva na condução do país após a crise instalada no último governo petista, explica Breia.

Passada a fase de repercussão do resultado da eleição, os investidores devem voltar suas atenções para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, os balanços corporativos e o encaminhamento de reformas, especialmente da Previdência. 

Invista com a melhor assessoria do Brasil e proteja seus investidores: abra uma conta na XP com taxa ZERO para TED e manutenção de conta! 

"O que preocupa, mais para frente, é se Bolsonaro vai conseguir montar a equipe [econômica] que todo mundo está esperando", afirma Breia. Para ele, haverá a necessidade de alocar maior parcela da carteira de investimentos em ativos de maior risco devido ao baixo nível dos juros básicos, que pressiona os ganhos em renda fixa. "[Bolsa] é o único jeito de ganhar dinheiro com o CDI tão baixo", diz. 

Breia destaca que há ações baratas na Bolsa e que podem surpreender os investidores com resultados trimestrais positivos. (veja aqui as três ações favoritas da equipe da Nord Research). Com o maior aporte esperado de estrangeiros na Bolsa brasileira, o dólar deve seguir em sua tendência de valorização com o rali das eleições. 

Renato Breia participou do programa Analistas sem Censura - transmitido ao vivo na terça-feira (23) - junto com os analistas Bruce Barbosa e Ricardo Schweitzer.

Confira o programa, na íntegra, no vídeo abaixo: 


Em observância à ICVM 598, o(s) analista(s) de valores mobiliários participantes deste programa declara(m) que suas recomendações, pelas quais é(são) o(s) respectivo(s) responsável(is) principal(is), refletem única e exclusivamente suas próprias opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

 

Contato