Petrobras cai seguindo o petróleo; governo não desiste de leilão, mas Eletrobras tem nova baixa

Confira os destaques da B3 na sessão desta quinta-feira (18)

Lara Rizério

Usina Eólica Volta do Rio - Ceará *** Local Caption *** Vista dos aerogeradores durante a visita técnica à usina Eólica Volta do Rio no Ceará. Usina eólica conectada a SE SOBRAL III, Chesf. A usina pertence ao grupo Energimp S/A, controlado pela IMPSA WIND (Industrias Metalúrgicas Pescarmona S.A.).

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio ao cenário internacional negativo e com o mercado à espera da próxima pesquisa Datafolha, a sessão é de leve para o Ibovespa, enquanto o dólar opera perto da estabilidade. As ações da Petrobras têm dia de baixa de olho no petróleo, Eletrobras registra nova queda na esteira das dificuldades para realizar leilão. Confira mais destaques:

Petrobras (PETR3;PETR4)

As ações da Petrobras registram queda, mas menos expressiva em relação à cotação do petróleo, que tem baixa de mais de 1% com os investidores repercutindo o quarto aumento semanal nos estoques de petróleo dos EUA. Por outro lado, o aumento na tensão entre EUA e Arábia Saudita e a queda nas exportações iranianas contribuem para uma queda menos expressiva. 

Embraer (EMBR3)

A Embraer anunciou nesta manhã que assinou um contrato com a Trans States Airlines de adesão ao Programa de Planejamento Colaborativo de Estoques da Embraer. No âmbito deste programa, a Embraer assumirá o planejamento e a reposição de uma parte considerável do estoque de peças dos jatos ERJ-145 operados pela Trans States Airlines.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O programa faz parte de um conjunto de serviços que a Embraer oferece para dar suporte à crescente frota mundial de aeronaves da fabricante por meio da TechCare, a nova plataforma que reúne todo o portfólio de produtos e soluções para entregar uma melhor experiência de serviços e suporte.

Eletrobras (ELET6)

Apesar do Senado ter rejeitado um projeto de lei que ajudaria na viabilização da venda da Eletrobras, o governo federal ainda não desistiu de fazer o leilão da distribuidora de energia no Amazonas na próxima semana.

Segundo a Reuters, o projeto de lei era importante para solucionar passivos das distribuidoras junto a fundos do setor elétrico. Pelo fato da Amazonas Energia ser a mais deficitária das distribuidoras, o PL era visto como fundamental para aumentar o interesse na unidade.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Eletrobras, até o momento não há nenhuma nova informação a respeito de eventual mudança na data do leilão. Carlos Marun (MDB), ministro da Secretaria de Governo, responsável pela articulação política do governo de Michel Temer (MDB), diz que o governo deve decidir até sexta-feira uma solução para a distribuidora no Amazonas.

Ainda no radar de Eletrobras, a Câmara FGV de Mediação e Arbitragem decidiu ontem que a companhia não é obrigada a comprar energia gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Segundo o Estadão, o procedimento arbitral foi instalado por conta de uma divergência sobre uma cláusula do acordo de acionistas de Belo Monte. 

A divergência girava em torno de uma cláusula que, segundo os acionistas da Eletrobras, obrigava a companhia a comprar a energia destinada ao mercado livre gerada por Belo Monte.

Continua depois da publicidade

JBS (JBSS3)

A JBS teve a sua classificação elevada pela agência de rating Moody’s de B1 para Ba3, com perspectiva estável.

Segundo relatório da Moody’s, a elevação do rating se deve à melhora do perfil de crédito da empresa em função das recentes transações que visaram a redução do nível de endividamento até 2021 e a extensão dos prazos de vencimento de sua dívida.

Ainda segundo o relatório, a liquidez foi o principal risco enfrentado pela JBS durante 2017, mas a companhia tomou as medidas necessárias para endereçá-lo, incluindo a assinatura do um acordo de normalização de sua dívida bancária de curto prazo em um montante de R$ 12,2 bilhões.

Publicidade

Cemig (CMIG4)

De acordo com a Bloomberg, a Cemig foi rebaixada de “compra” para “neutra” pelos analistas do UBS.

Já em entrevista ao jornal Valor Econômico, o presidente do Novo em Minas Gerais, Bernardo Santana, reafirmou que não há nenhuma mudança em relação ao entendimento de privatizações no Estado em um eventual governo de Romeu Zema.

Ele explica que a prioridade inicial será a de melhorar a gestão das companhias estatais e o processo de venda virá depois deste momento. “A nossa visão é que o Estado não é o melhor gestor de empresas”, afirmou o dirigente do partido.

Continua depois da publicidade

BRF (BRFS3)

O presidente da BRF, Pedro Parente, está negociando com o Ministério Público Federal, Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, um acordo de leniência da companhia. A medida faz parte do direcionamento da gestão da BRF de “tolerância zero com qualquer tipo de conduta indevida”.

De acordo com o Estadão, que conversou com uma fonte próxima à BRF, “é de interesse máximo da administração colaborar com as investigações feitas pelas autoridades e esclarecer todos os fatos apontados pelo relatório”, se referindo ao documento final da Operação Trapaça, que resultou no afastamento de todos os funcionários citados no relatório “até o esclarecimento dos fatos”. 

Invista em ações da Vale sem pagar taxa de corretagem: abra uma conta na Clear

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.