Por que o dólar caiu mais em “euforia” com Bolsonaro enquanto a bolsa parou de subir?

Mercado segue otimista com as chances de Bolsonaro ser eleito, mas dólar 

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O desempenho do mercado brasileiro chamou atenção nesta terça-feira (9). Após muita euforia com Jair Bolsonaro (PSL) na última semana e no primeiro pregão após o primeiro turno, o Ibovespa interrompeu hoje seu rali, enquanto o dólar seguiu afundando e renovou sua mínima em dois meses. Mas o que explica essa diferença?

Uma coisa é certa, o mercado segue empolgado com a possibilidade de Bolsonaro ser eleito. Porém, é importante voltar um pouco para o desempenho da bolsa e do dólar nos últimos meses para entender porque um segue refletindo essa euforia, enquanto o outro não.

O que acontece é que o dólar (mais sensível e com reflexo maior do investidor estrangeiro) teve uma alta muito mais forte do que a queda da bolsa nas últimas semanas. Portanto, o que se vê agora é uma recuperação maior da moeda, enquanto o Ibovespa tem “menos espaço” para subir.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Desde o início de agosto, o Ibovespa saiu de 81 mil pontos, marca que foi recuperada na semana passada e superada nos três últimos pregões. Enquanto isso, o dólar só zerou sua alta dos dois últimos meses nesta terça-feira, ou seja, apenas hoje o câmbio deixou para trás a tensão eleitoral.

O benchmark da bolsa brasileira fechou esta terça estável em 86.087 pontos, enquanto o dólar comercial caiu 1,47%, voltando para os R$ 3,7107 na venda, seu menor patamar desde 3 de agosto.

Assim como o câmbio, os juros futuros também deram continuidade ao “efeito Bolsonaro”. O DI com vencimento em janeiro de 2019 recuou 2 pontos-base, para 6,52%, enquanto o contrato com vencimento em janeiro de 2021 desabou 25 pontos, para 8,64%.

Continua depois da publicidade

Manteve o otimismo dos investidores nesta sessão as notícias de que Jair Bolsonaro (PSL) e sua equipe já começaram a busca por apoio do setor privado para encontrar nomes que topem fazer parte de seu eventual governo.

Nomes como Alexandre Bettamio, presidente-executivo para a América Latina do Bank of America, João Cox, presidente do conselho de administração da TIM, e Sergio Eraldo de Salles Pinto, da Bozano Investimentos (gestora de investimentos presidida por Guedes), estão na lista, segundo a Folha de S. Paulo.

No campo político, destaque ainda para as declarações de apoio aos candidatos que estão no segundo turno. João Amoêdo (Novo) já se posicionou contra a candidatura do PT e avalia eventual apoio a Bolsonaro após elogiar ideias liberais de Paulo Guedes.

Um de seus oponentes no primeiro turno, Geraldo Alckmin (PSDB) sinalizou que deve se manter isento nesta segunda fase e não apoiar nenhum dos dois, mas deve liberar os diretórios estaduais a fazerem suas escolhas, segundo o jornal Folha de S. Paulo. A candidata a vice de Alckmin, Ana Amélia, já declarou apoio a Bolsonaro.

A hora de investir na Bolsa é agora: abra sua conta na Clear com taxa ZERO de corretagem!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.