Bolsas desafiam previsões de Wall Street na volta das férias

O mercado acionário americano registrou altas em oito das últimas nove semanas e fechou em nível recorde na quarta-feira

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) –  As férias terminaram e Wall Street está de volta ao batente. O crash que muitos temiam enquanto curtiam a praia em agosto não se concretizou, mas é preciso ficar de olho.

Primeiro, as boas notícias. Apesar dos alertas em julho — por instituições como Goldman Sachs e Voya Asset Management — sobre o risco de turbulência e queda da liquidez no final do verão no Hemisfério Norte, a paz reinou nos mercados dos EUA. Aliás, o S&P 500 não oscilou mais de 0,8 por cento em nenhum dia. Sob determinados critérios, foi o mês de agosto mais tranquilo desde 1967.

O mercado acionário americano registrou altas em oito das últimas nove semanas e fechou em nível recorde na quarta-feira. O S&P 500 acumula ganho de 8,5% no ano, graças à disparada dos lucros das empresas e à expansão do PIB de mais de 4% no segundo trimestre.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Uma das lições que aprendemos repetidas vezes é ignorar o ruído e focar no vetor fundamental do mercado acionário”, disse Rich Weiss, diretor de investimentos da American Century Investments. “E o principal vetor foi, é e continuará sendo a força da nossa economia.”

Para a festa continuar rolando em setembro, será preciso superar as armadilhas do calendário. Há grande preocupação com os mercados emergentes, onde moedas e outros ativos se depreciam e muitos esperam que o contágio se intensifique. O grande risco é o comércio internacional. Segundo relatos, o presidente americano, Donald Trump, pretende seguir adiante com o plano de impor tarifas sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses já nos próximos dias.

As atenções se voltarão para o setor de tecnologia, que registra o melhor desempenho neste ano. Executivos de Twitter, Facebook e Alphabet (dona do Google) darão depoimentos ao Congresso a partir de quarta-feira, em meio a acusações de natureza antitruste pelo presidente Trump. Na sexta-feira, saem os números de geração mensal de empregos nos EUA. Mais adiante, o Federal Reserve, o banco central, deve elevar a taxa básica de juros pela oitava vez desde 2015.

Continua depois da publicidade

Tudo isso é motivo para o investidor ficar em estado de alerta. O estrategista Keith Parker, do UBS Group AG, prevê queda das bolsas em setembro. Christian Mueller-Glissman, do Goldman Sachs, recomendou uma estratégia baseada em opções de curto prazo do S&P 500 como proteção contra risco de correção. “Vemos alguns catalisadores para um aumento da volatilidade”, escreveu Mueller-Glissman em relatório. “Comparado com o regime de baixa volatilidade do ano passado, o contexto macroeconômico é menos favorável, com impulso negativo no crescimento global, aperto de política monetária e mais incerteza em relação à política econômica.”

Mas por que as bolsas desafiam os alertas de Wall Street? Talvez porque os investidores tenham reduzido o risco antes do mês que foi o pior no mercado acionário nas últimas duas décadas. Os gestores de recursos estavam preparados para más notícias. Os fundos de hedge, por exemplo, diminuíram a exposição a ações ao menor nível do ano.

Outra teoria é que o tombo nos mercados emergentes e a batalha de Trump para redefinir o comércio internacional sejam motivos para investir nos EUA — e não obstáculos ao avanço do mercado local. Afinal, o lucro das componentes do S&P 500 cresceu nada menos que 24% por dois trimestres consecutivos e as empresas aceleraram a recompra de ações.

Há mais motivos para otimismo. Desde 2009, o S&P 500 subiu a partir de setembro em todos os anos. O ganho médio anual foi de 7,2% — variando entre 1,4% em 2012 e 13,9% em 2010.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos