Qual a carteira ideal para se proteger da volatilidade na reta final das eleições?

 Eles também explicam como o futuro de Alckmin como presidenciável e Bolsa se correlacionam

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado financeiro vem sendo balançado mais fortemente pelo noticiário eleitoral desde a semana passada e essa volatilidade tende a aumentar conforme o pleito se aproxima. Para ajudar os investidores a se prepararem para a reta final das eleições, os analistas Marilia Fontes, Ricardo Schweizer, Luiz Felippo deram dicas sobre como montar uma carteira de investimento para se proteger do sobe-e-desce dos mercados no programa “Analistas Sem Censura” desta terça-feira (21). 

Fontes explica que o investidor não deve apostar todas as fichas em um cenário específico de candidato vencedor em operações arriscadas, como Bolsa, uma vez que o cenário é binário. “Agora é a hora de fazer muito pouco, tomar menos risco”, diz. “Você realmente quer montar uma carteira que funcione no cenário A, mas não funciona no cenário B?”, questiona Schweizer. 

Para Fontes, a carteira ideal deve incluir a possibilidade do candidato “ideal” do investidor não se tornar presidente e não pode haver espaço para “torcidas” nas aplicações. Por isso, Schweizer recomenda que os investidores assumam uma postura “agnóstica” sobre quem vai ganhar ou perder a eleição e foque o cenário microeconômico das empresas que “estão fazendo lição de casa” e se isso tem potencial para fazer os resultados serem melhores no futuro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os analistas também comentaram a valorização do dólar, que volta a rondar a faixa de R$ 4, com os investidores digerindo o resultado da última pesquisa Ibope, com Lula reforçando sua liderança. Esse cenário gera preocupações sobre o potencial de transferência de votos para Fernando Haddad (PT) e com Geraldo Alckmin (PSDB) perdendo espaço nas intenções de votos. 

Quer investir pagando apenas R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear.

Confira o programa completo, que vai ao toda terça-feira às 15h, ao vivo, na InfoMoneyTV
Em observância à ICVM 598, o(s) analista(s) de valores mobiliários participantes deste programa declara(m) que suas recomendações, pelas quais é(são) o(s) respectivo(s) responsável(is) principal(is), refletem única e exclusivamente suas próprias opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.