Prepare-se para faturar com o próximo crash

Crises e bolhas financeiras sempre são uma possibilidade, mas você pode se proteger e até lucrar com elas, se souber identificá-las com antecedência

Tarcisio Alves

Publicidade

SÃO PAULO – Em apenas duas horas, após atingirem sua máxima histórica, as ações do Facebook despencaram 24% no aftermarket, quando a empresa norte-americana divulgou seu balanço, revelando resultados abaixo do esperado.

Na opinião do gestor de investimentos Luiz Fernando Roxo, da ZenEconomics, o mercado foi pego de surpresa pelo chamado “efeito Noé”, que foi explicado no programa Os Antifrágeis desta quarta (25).

Segundo esse conceito, estabelecido pelo matemático francês Benoît Mandelbrot, todo mundo se acostumou com uma tendência — no caso, a ascensão do Facebook. “Porém”, observa Roxo, “houve uma quebra enorme das expectativas, que são sempre mais altas, e nessa quebra estourou uma pequena bolha, que era a supervalorização do Facebook”. A partir disso, conclui Roxo, há uma “correção natural”. “Todo mundo acreditava que as coisas iam ser boas, o resultado foi ruim e o papel afundou.”

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No programa, Roxo e o economista Richard Rytenband, CEO da Convex Research, falaram sobre as diferenças entre bolha e crise. “Você pode ter, simplesmente, uma crise sem ter o momento de uma grande euforia. Simplesmente as fragilidades estão ali. Já numa bolha você tem um momento eufórico, mas ela desencadeia uma crise no final”, comentou Rytenband.

Eles falaram também sobre um tópico extremamente importante: como aprender a se antecipar para ganhar dinheiro com as crises e os crashes — que são inevitáveis. “Não adianta ganhar dinheiro na alta, se o investidor não perceber que existe um movimento inerente em qualquer ciclo de mercado, que são as crises e as bolhas”, emendou Roxo.

Sobre esse aspecto, os apresentadores de Os Antifrágeis lembraram que bolhas e crashes financeiros são inevitáveis. Saiba mais no programa desta semana (abaixo). E não perca mais tempo com fragilidades: para receber novidades e garantir sua vaga de interessado no primeiro curso Investimentos Antifrágeis inscreva-se agora na lista VIP.

Continua depois da publicidade