Small Caps x Ibovespa: existe uma “regra” para ganhar mais com o rali da bolsa?

Uma máxima de mercado diz que small caps sobem mais que o benchmark em um rali da bolsa, mas isso pode não ser verdade no Brasil

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar do risco maior, muitos investidores defendem que comprar ações de small caps em um período de alta do Ibovespa pode ser uma boa oportunidade de ganhar mais no rali do mercado – mesmo com o risco de perder mais caso a bolsa recue. Mas em sua última carta mensal, os especialistas da XP Gestão, mostraram que este pensamento pode não ser muito correto, pelo menos do Brasil.

Os gestores afirmam que até então acreditavam nesta premissa, mas que ao realizarem um estudo não-científico, a visão deles mudou um pouco. “Antes, entendemos que sem ver os dados, a afirmação parecia verdadeira. Num mercado de alta, o fluxo de compra é grande, o que nos faz acreditar que o impacto nas menos líquidas seria maior”, dizem os gestores na carta de setembro.

Esta avaliação é corroborada pelo mercado americano, onde, segundo a XP Gestão, o Russell 2000, índice viesado para small caps, tem um beta de 1,15 em relação ao S&P 500. Ou seja, quando o principal índice de Wall Street sobe, o Russell 2000 tende a avançar ainda mais. A questão é que quando a análise é feita no Brasil, esta “regra” não é mais válida.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Usando o índice de Small Caps, o SMLL, desde o seu início, quando comparado com o Ibovespa, apresenta um beta menor que 1. Os gestores apontam ainda que, desde 2005 – quando foi criado – o SMLL tem uma performance apenas 17% melhor que o benchmark da bolsa, com uma diferença anualizada de somente 1,3%.

Apesar destes levantamentos, a equipe da XP Gestão aponta que este estudo serve apenas para mostrar que não é possível apontar uma “regra” no mercado para esta relação.

“Essas contas simples indicam que no futuro small caps performarão pior do que o Ibovespa? Não. Nem pior nem melhor necessariamente. Nosso objetivo é apenas demonstrar que não é óbvio atribuir small caps em um bull market como um fator de risco”, escrevem os especialistas.

Continua depois da publicidade

A próxima vez que você pensar em investir em small caps para “ganhar mais” com o rali da bolsa, tome cuidado porque isso pode não acontecer. No Brasil, o melhor é analisar cada cenário, cada ação, e não tentar seguir uma “regra” de mercado.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.