Exclusivo: “Ibovespa terá forte correção ainda este ano”, diz analista indiano que previu “crash” nos EUA

"A grande diferença da análise técnica para outros tipos de análise é que podemos prever antecipadamente os principais níveis de preços e ganhar dinheiro com isso", afirma Sandy Jadeja

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de subir mais de 100% em 20 meses, o Ibovespa possui fôlego para seguir em alta? Para Sandy Jadeja, que ficou conhecido por antecipar o “Flash Crash” da bolsa norte-americana em 24 de agosto de 2015, quando o S&P 500 chegou a recuar 5% na mínima do intraday, o clima de euforia da bolsa brasileira está com os dias contados.

Com 24 anos de experiência no mercado, o analista técnico indiano estará em São Paulo nos dias 23 e 24 de setembro para o Congresso Mundial de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (saiba mais sobre o evento clicando aqui). Jadeja concedeu entrevista exclusiva ao InfoMoney onde faz esse alerta para os mais otimistas com o índice e explica a importância de usar a análise técnica como “gestão de risco” para o sucesso do investidor na bolsa. Confira, a seguir os destaques da entrevista:

InfoMoney: Por que a análise técnica é importante para seus estudos? 
Sandy Jadeja: 
Como trader, o que realmente importa na hora de operar é o comportamento do preço e a análise técnica possui as ferramentas ideais para ler o mercado. Por conta disso, tenho aprofundado cada vez mais meus estudos para entender o comportamento dos preços e como as emoções dos investidores refletem na formação das resistências e suportes do mercado. Essa é a grande diferença da análise técnica para outros tipos de análise, pois podemos prever antecipadamente os principais níveis de preços e ganhar dinheiro com isso.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

IM: Quais as ferramentas de análise técnica que você utiliza?
SJ: 
Ao longo dos 24 anos de experiência desenvolvi meu método operacional, baseado no comportamento do preço, tempo e padrões gráficos. Usando ferramentas com base em preço, como os números de Fibonacci, associado aos padrões gráficos, o investidor encontrará pontos precisos de entrada e saída da operação, como também oportunidades com “risco x retorno” atrativos, tudo isso sempre acompanhado de um bom modelo de gestão de risco.

IM: Qual estilo operacional você prefere? Swing trade ou day trade?
SJ: 
Eu realizei operações de day trade [encerradas no mesmo dia] por 18 anos. Mas hoje em dia eu prefiro operações de swing trade [duram entre semanas e meses], pois consigo maximizar os lucros “surfando” a tendência do ativo. Esse é meu estilo operacional e cada trader deve encontrar seu próprio método.

IM: Quais são os principais erros que um trader pode cometer na hora de operar? Qual sua principal dica para quem está começando utilizar a análise técnica?

SJ: Entrar em uma operação sem uma estratégia pré-estabelecida e operar muito alavancado são os principais erros. Quando o trader opera sem um plano, a emoção supera a razão e ele só pensa em quanto pode ganhar, deixando de lado a gestão de risco, fundamental para sua sobrevivência no mercado.

Para ser um vencedor na bolsa de valores é preciso ter planejamento e encontrar um estilo operacional que se adeque ao seu tempo disponível para operar no mercado e ao seu psicológico. A psicologia é a chave do sucesso na hora de operar e não saber controlar as emoções quando executamos uma ordem de compra ou venda é uma das razões quais os iniciantes perdem dinheiro na bolsa.

IM: Depois de subir mais de 100% em 20 meses e renovar sua máxima histórica, chegou a hora do Ibovespa iniciar um processo de correção ou ainda há mais upside para o mercado brasileiro?
SJ: 
Na minha visão, o Ibovespa atingiu um ponto de inflexão e está em um bom momento para o investidor realizar os lucros [encerrar as operações compradas]. Na palestra que vou ministrar no Congresso Mundial de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, vou mostrar através dos gráficos porque o mercado brasileiro passará por um ciclo forte de correção ainda este ano.

IM: Qualquer pessoa pode viver apenas dos seus próprios trades usando análise técnica? O que é preciso ter para conseguir levar a análise técnica como profissão?

SJ: C

om o avanço da tecnologia e as facilidades do Home Broker, qualquer pessoa pode operar, o que é um dos grandes atrativos da vida de um trader, já que não depende de um lugar fixo para operar, apenas um computador. Por essas facilidades, de fato é uma tarefa simples, mas está longe de ser fácil.

Sem uma base sólida de estudo e planejamento operacional/financeiro, a probabilidade de ganhar dinheiro na bolsa de valores é bastante reduzida. Elaborar um plano realista é um ponto de partida e, em seguida, estabelecer metas simples e viáveis deve ser um bom começo para as pessoas que desejam começar a operar.

Saiba mais sobre o evento que contará com a presença de Gardner neste mês