Nem na metade do caminho: o que Ibovespa em dólar pode nos dizer sobre o potencial rali do mercado

Enquanto em reais o Ibovespa está acima em mais de 1.000 pontos do seu antigo topo histórico, quebrado na última segunda-feira, em dólar, o índice ainda está a 80% de distância de alcançar o seu recorde - e isso pode dizer muito sobre os próximos movimentos do mercado

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Na última segunda-feira (11 de setembro), o Ibovespa subiu 1,5% e fechou em 24.000 pontos, o que o deixa a 80% de distância de sua máxima histórica alcançada em maio de 2008, em 44.616 pontos. Se você, leitor bem informado que sabe que na data citada o Ibovespa renovou seu maior patamar da história ao superar os 73.920 pontos, já iria contestar a veracidade desta notícia, permita-me explicar: estamos falando aqui do Ibovespa “dolarizado”. Explicarei rapidamente por que ele é tão importante para quem investe em ações.

Por que acreditar em ainda mais altas do Ibovespa após ele renovar sua máxima histórica?

O Ibovespa em dólar nada mais é do que a divisão da pontuação atual do Ibovespa nominal (em reais) por uma taxa de câmbio R$/US$. E por que isso é tão importante? Simples: o investidor estrangeiro – que corresponde a maior parte do volume financeiro movimentado na bolsa brasileira – não vê o índice em reais, ele precisa converter para dólares antes de fazer a compra das ações.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A importância de saber disso é que, se para muitos alarmistas o Ibovespa superar a máxima histórica em reais significa que chegamos ao fim de um longo movimento de alta, aos olhos dos “gringos” o Ibovespa parece estar ainda bem barato.

Entenda
Olhando para o gráfico em dólar, o índice não está nem na máxima de 2014, quando alcançou os 28.000 pontos e ainda nem atingiu o topo do canal de alta que começou em março de 2016 (que está em 26.000 pontos), comentaram os analistas do Bradesco BBI nesta terça-feira. 

Veja o gráfico abaixo: 

Continua depois da publicidade

 

E quanto mais pode subir?
Para o trader profissional Leandro Ruschel, fundador da Liberta Global, com sede em Miami, o gráfico em dólar do índice aponta como próxima resistência importante apenas os 27.400 pontos, o que oferece espaço para uma alta de 14% frente ao fechamento de ontem. Se estivessemos falando em reais, esse potencial de valorização levaria o Ibovespa para a casa dos 85.400 pontos. Depois disso, o índice poderia caminhar em busca do topo histórico, na casa dos 44.000 pontos.  

 

Ele comenta que, além do índice dolarizado, outros indexadores dão sinais do potencial de alta que o mercado pode ter pela frente. “Levando em conta a percepção de valor por parte do investidor, ou seja, especialmente em um ambiente de inflação relativamente alta, temos que corrigir os 73.920 pontos [antigo recorde de intraday do Ibovespa em real] por algum índice como o IPCA. Nesse caso, o topo histórico ‘real’ estaria hoje em 128.000 pontos”, explica.

Embora os gráficos ainda sugiram que o rali vai continuar, o trader comenta que esse cenário ainda depende de muitos fatores, especialmente o rumo que o país irá adotar a partir das eleições do ano que vem, mas aponta que, diferente do ambiente que vivíamos em 2008, quando o mercado comemorava o antigo topo histórico, hoje, há de fato uma recuperação em curso.

Quer saber como participar de uma imersão de 5 dias em Wall Street, no coração do mercado financeiro? Clique aqui e saiba como.