Apenas 3 de 10 bancos tiveram crescimento na rentabilidade sobre o patrimônio no 1º trimestre

Pesquisa mostra que ROE das quatro maiores instituições financeiras voltou a cair no período anualizado

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O crescimento de 8,1% do lucro agregado dos bancos no primeiro trimestre não foi suficiente para evitar um recuo na rentabilidade sobre o patrimônio anualizado. É o que mostra levantamento feito pela Economatica. Segundo a consultoria, a mediana do ROE das quatro maiores instituições financeiras do país foi de 13,25% nos três primeiros meses do ano, o que corresponde ao menor valor atingido pela amostra, que considera dados a partir de 2006, quando o Santander tem seus primeiros dados disponíveis em balanços.

Para se ter uma ideia, a mediana do indicador no quarto trimestre de 2015 foi de 20,62%. Desde então, o que se verificou foi queda por sete trimestres consecutivos.

O lucro consolidado de Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4), Itaú Unibanco (ITUB4) e Santander (SANB11), somados, entre janeiro e março deste ano, é de R$ 14,39 bilhões, o que equivale ao quarto melhor resultado trimestral registrado no período do levantamento. Apesar disso, o lucro consolidado no primeiro trimestre não minimiza o impacto da queda do ROE, uma vez que o cálculo leva em conta o lucro anualizado — ou seja, é feito a partir da soma dos quatro últimos trimestres.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quando são levados em consideração todas as empresas do setor, a sequência de mergulhos não é verificada na mesma intensidade. Mesmo assim, os dados do primeiro trimestre deste ano apontam para uma queda do ROE de 10,35% entre outubro e dezembro do ano passado para 9,85% entre janeiro e março de 2017. A mediana do ROE do setor é 3,4 pontos-percentuais menor que a mediana dos quatro maiores bancos.

A tabela abaixo mostra os dez melhores ROEs do setor financeiro. Uma comparação entre o primeiro trimestre de 2017 e o mesmo período de 2016 anualizados mostra que apenas três companhias apresentaram crescimento no indicador: Banese (BGIP3), Banco do Nordeste (BNBR3) e Daycoval.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.