Contagem regressiva: gráfico já antecipa vitória de Trump no fim do “Obamacare”

Imagem mostra que mercado já precifica a extinção do plano criado pelo ex-presidente Barack Obama; 

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado já precifica a vitória de Donald Trump nesta quinta-feira (23), quando o Congresso dos Estados Unidos vota pelo projeto de lei que substitui a reforma da saúde do ex-presidente Barack Obama, conhecido como “Obamacare”. É isso que mostra a análise gráfica do MACD, indicador que revela pontos de reversão de tendência do mercado. 

Conforme apontado hoje pela equipe da XP Securities, o MACD está na sua “zona vermelha” (como pode ser visto no gráfico ao final desta matéria) desde o dia em que a proposta de Trump de reforma foi enviada ao Congresso, o que indica uma tendência de queda, e isso tem se acelerado à medida que a votação final veio se aproximando. Em outras palavras, “o mercado já precifica a extinção do plano criado pelo ex-presidente Barack Obama”, disse. Os reflexos disso vão recair diretamente nas ações ligadas ao setor de saúde dos EUA, que podem estar próximas a um “selloff”.

As atenções do mercado se voltam à votação do plano, dado que isso servirá de termômetro sobre a governabilidade de Trump. Republicanos alertam que qualquer fracasso em passar
a proposta para reduzir gastos com saúde pode colocar em risco a ideia de cortar impostos para estimular o crescimento, o que impulsionou o rali das Bolsas americanas desde a eleição de Trump. 

Continua depois da publicidade

Fim do “Obamacare”? É o que o mercado diz; veja abaixo o gráfico

Tópicos relacionados