XP Investimentos projeta Ibovespa na máxima histórica no fim de 2017

Para analistas da corretora, índice iria para 73.450 pontos no cenário-base, enquanto para 2018 o benchmark da bolsa poderia ir a 88.500 pontos

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após os ganhos de 38,9% em 2016, o Ibovespa deve seguir seu movimento de alta este ano conforme o cenário econômico começa a dar sinais claros de recuperação, com a inflação caindo e a taxa de juros voltando para um dígito. Esta é a visão da equipe de analistas da XP Investimentos, que projeta o principal índice da Bolsa em 73.450 pontos em seu cenário-base, um ganho de 18,50%. A equipe de analistas da corretora comentou com mais detalhes estas projeções no XP Connection (confira o programa no final da matéria).  

Em relatório, a equipe da corretora ainda projeta um cenário mais otimista ao olhar para crescimento dos lucros, onde o Ibovespa iria para 79.450 – uma alta de 28,50% no ano -, e um pessimista, com queda do índice para 57.000, ou 8%. Durante o XP Connection, o analista Marco Saravalle apontou que o potencial de baixa não é tão grande, porque grande parte do cenário já está precificado. 

Para 2018, a projeção é ainda mais otimista, com a possibilidade do benchmark da bolsa podendo chegar a 88.500 pontos, ou um ganho de 42% sobre o nível atual. “Sabemos que o momento segue desafiador e de volatilidade, com as eleições no Congresso, na crise fiscal dos Estados, Reforma da Previdência e até mesmo a votação da cassação da chapa Dilma–Temer, além, é claro, das delações, porém, permanecemos otimistas no médio e longo prazo”, disseram os analistas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Durante o XP Connection, o economista Gustavo Cruz apontou que 2018 será bastante importante por conta da eleição presidencial em meio às expectativas sobre o sucessor de Temer. “O governo de transição de Temer é importante para as reformas, mas elas têm que seguir nos próximos anos”. 

Além disso, a equipe da XP destaca que o Brasil depende mais das medidas internas para atração de capital estrangeiro, enquanto que países que são ‘concorrentes’, como México, Turquia e África do Sul, passam por um momento muito mais desafiador. “Temos um cenário externo que favorece o Brasil, em relação aos ‘concorrentes’ e temos ajustes para serem feitos, como acreditamos que os ajustes passarão, mesmo que desidratados, temos um cenário mais benigno para o Brasil retomar o crescimento”, completam os analistas. 

Veja o programa XP Connection sobre as perspectivas para o Ibovespa:

Continua depois da publicidade

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.