Após ficar a um ponto de superar 20 mil pontos, Dow Jones perde força e adia quebra de recorde

Após recordes sucessivos com a vitória de Donald Trump, índice voltou a ser aproximar da barreira psicológica dos 20 mil pontos

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O índice Dow Jones, um dos mais importantes dos Estados Unidos, ficou a um ponto de bater a marca dos 20 mil pontos nesta sexta-feira (6). Após sucessivos recordes impulsionados pela vitória de Donald Trump, o índice acumula valorização de cerca de 9% desde a vitória do republicano, em novembro. Desde então, o mercado entrou em clima de “contagem regressiva” para o rompimento da barreira psicológica. O índice passou boa parta da tarde a menos de 15 pontos da marca, mas acabou fechando em 19.963 pontos.

Após fechar em 19.899 pontos na véspera, o benchmark da bolsa dos Estados Unidos subiu no pregão desta sexta impulsionado por dados de emprego de dezembro divulgados no fim da manhã. O payroll apontou a criação de 156 mil postos de trabalho e uma taxa de desemprego em 4,7%. Os dados foram bem avaliados pelo mercado.

Se ultrapassar os 20 mil pontos nos próximos dias, este será o segundo avanço mais rápido de mil pontos registrado pelo índice desde que foi criado em 1896, segundo o Market Watch. O Dow Jones alcançou os 19 mil pontos em 22 de novembro. O salto mais rápido ocorreu entre os 13 mil e os 14 mil pontos, que levou 59 pregões, entre o fim de março e o início de julho de 2007.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O portal norte-americano destaca, porém, que saltos de mil pontos ficam cada vez mais fáceis para o índice, uma vez que este volume de pontos representa cada vez menos da pontuação total do índice. Por exemplo, para sair dos 1 mil para os 2 mil pontos, o índice precisou avançar 100%. Quando passou de 10 mil para 11 mil pontos, a alta necessária foi de 10%. Agora, dos 19 mil para os 20 mil pontos, o benchmark da Bosla de Nova York necessitará subir 5,3%.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.