Oportunidades em meio à turbulência: analista cita distorções na Bolsa e indica 7 “calls” de curto prazo

Distorções geradas nos mercados após eleição de Donald Trump abrem boas oportunidades com operações "Long & Short" na Bovespa, diz analista da XP Investimentos

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Os mais avessos ao risco podem se assustar com a volatilidade vista no mercado nos últimos dias, mas tem um time que já começa a comemorar. Isso porque todo esse sobe e desce provoca distorções na Bolsa, o que pode gerar oportunidades de investimentos. 

Pensando em capturar essas distorções, o analista técnico Danilo Zanini, da XP Investimentos, identificou 7 oportunidades na Bolsa em ações ligadas a commodities, construção civil, papel e celulose, bancos e shopping centers. São papéis, na maioria do mesmo setor, que se descolaram e agora tendem a voltar aos seus desvios padrões médios. 

Para tentar ganhar com isso, o investidor precisa iniciar uma operação de compra e venda de ações, conhecida no mercado como “Long & Short“, conforme indica Zanini. Nela, o investidor tem ao mesmo tempo duas posições: uma na compra (long) e outra na venda (short). Normalmente, ela ocorre em ações da mesma empresa (ON x PN, por exemplo); controladora x controlada; intra-setorial; e intersetorial. O objetivo é ganhar na diferença entre os pares.  

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Abaixo as 7 indicações do analista:
*nos pares listados, a primeira ação indica a compra e a segunda refere-se à venda

Do setor de construção civil: GFSA3 x EZTC3; GFSA3 x EVEN3

Do setor financeiro: SANB11 x BBAS3; ITSA4 x SANB11

Continua depois da publicidade

De papel e celulose: KLBN11 x SUZB5

De shoppings: MULT3 x BRML3

De commodities: PETR4 x VALE5

Atenção dobrada para o par PETR4 x VALE5
Além do call técnico, esse par também foi recomendado pelo time fundamentalista da XP Investimentos.

Em relatório desta tarde, o estrategista-chefe da corretora, Celson Plácido, comenta que vê a queda recente do petróleo como exagerada e que acredita em preços menores do minério de ferro.

Ele cita a necessidade dos países membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) entrarem em um acordo sobre produção de petróleo. “Provavelmente poderão reduzir a produção ou anunciar o não crescimento. A Rússia já tem falado sobre acordo com outros países e a Arábia Saudita poderia sim reduzir produção”, disse. Além disso, ele aponta que um crescimento econômico nos EUA, impulsionaria muito mais os preços do petróleo do que minério.

Para a operação, o time de análise da XP indica a entrada até 0,65 vez e saída em 0,70 vez. 

Confira abaixo os gráficos que mostram algumas dessas distorções:

– Gafisa e Even

EVEN X GFSA

– Itaúsa e Santander

ITSA x SANB

– Klabin e Suzano

SUZB x SANB

– Santander e Banco do Brasil

BBAS x SANB

– Multiplan e BR Malls

BRML x MULT