Conteúdo editorial apoiado por

Por que tirar o CFA, o certificado do mercado financeiro que apenas 800 brasileiros possuem

O novo presidente da CFA Society Brazil, Mauro Miranda, revela características importantes para obter certificado

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Muito complexo e ao mesmo tempo muito sedutor, o mercado financeiro tradicionalmente atrai jovens das áreas de economia, finanças e engenharia, que buscam a rápida ascensão profissional (e financeira) que este universo propicia.

Contudo, em meio a tempos de crise, estar bem preparado é fundamental para se destacar perante os outros.

Um dos certificados mais cobiçados entre os agentes do mercado financeiro é o CFA (Chartered Financial Analyst). Obviamente, a cobiça por este certificado é diretamente proporcional à dificuldade da prova.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para falar mais deste certificado, o InfoMoney entrevistou o novo presidente da CFA Society Brazil, Mauro Miranda. Para ele, à medida que o Brasil se internacionaliza, o certificado deve ser mais cobiçado e também aumentar ainda mais as credenciais do Brasil para o cenário estrangeiro.

InfoMoney – Queria que você contasse um pouco a história do programa CFA, o  que é preciso para obter o certificado e qual é a importância dele para o mercado.

Mauro Miranda – O CFA começou nos anos 1960, completou 53 anos agora e é considerada a certificação mais completa do mundo. Não é só uma certificação de gestão de risco. Ela é completa, com tópicos relacionados a finanças, com conhecimento amplo e bastante profundo no mercado financeiro.

O grau de dificuldade para passar na prova é muito alta, e isso fica claro quando vemos o número de aprovados nos três níveis do programa.

No nível I o índice de aprovação foi 43%, até um pouco mais alto que a média histórica de 40%, enquanto o nível 2 tem taxa de aprovação de 46% e ainda não saiu o resultado do nível 3. Quando essas taxas são combinadas, de que cada 100 pessoas que começam, só 17 terminam.

InfoMoney – Além das três provas, o que é preciso para tirar o CFA?

MM – Há os 4 anos de experiência exigidos para tirar o certificado. Tem que trabalhar na área, tem que assinar o código de ética, de conduta e se tornar membro do CFA Institute. Só quem consegue todos os requisitos, pode obter a certificação.

IM – Quem ou que tipo de empresa exige o CFA no Brasil?

MM – Ela não é exigida, é uma distinção. No Brasil, há cerca de 800 pessoas com CFA e elas entraram no programa voluntariamente. Claro que existem algumas áreas dentro do mercado financeiro em que a certificação é mais necessária, uma vez que as empresas nestes setores já conta com profissionais com CFA: na área de gestão de carteiras e research (análise de ações), tradicionalmente os profissionais têm esse certificado. Quem almeja deve buscar certificação, que pode ser ser buscada por profissionais de IB (Investment Banking), M&A (Fusões e Aquisições), consultorias e corretoras. Ou seja, há uma gama muito ampla de atuação no mercado dos detentores do CFA no mundo.

IM – O certificado mais tradicional e acessível no Brasil é o CNPI. Qual o diferencial de ter um CFA ao invés do CNPI?

MM – O CNPI é obrigatório e requerido para fazer análise de ações, enquanto o CFA é uma certificação global. Certamente quem tem CNPI pesquisa e é qualificado para se inscrever no programa e prestar o CFA.

IM – Ter o CFA pode abrir portas para um analista brasileiro trabalhar no exterior?

MM – Sem dúvida. Aliás, é uma das principais distinções e um passaporte global para a carreira. Dada a característica global, as provas são aplicadas no mesmo tempo, no mundo inteiro. Há uma padronização, que cria assim profissionais de língua global nos negócios – já haverá alguém do outro lado que já vai reconhecer quem está apto a fazer esse trabalho. Sem dúvida, é um passaporte global para finanças

IM – Em quais regiões estão concentrados os candidatos ao CFA?

MM – 72% dos membros do CFA no Brasil estão em São Paulo, 19% no Rio de Janeiro, 9% estão espalhados em capitais como Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Recife, João Pessoa e Belo Horizonte. A média de idade das pessoas que se inscrevem vem caindo no mundo e no Brasil, preenchendo os requisitos de quatro anos de experiência. As provas são oferecidas anualmente e a pessoa pode ir acumulando a experiência profissional. Não há certificação parcial, há as provas e os requerimentos, o que totaliza mais ou menos três anos para provas, contando os quatro anos de experiência no período.

Sobre as regiões, São Paulo tem concentração, não tem como fugir, enquanto o Rio de Janeiro vem crescendo bastante e uma das propostas é de inclusão do Rio como local de realização das provas do Programa CFA no ano que vem.

IM – Vocês consideram o número de brasileiros que tem o certificado baixo?

MM – Muitíssimo baixo. No Canadá, por exemplo, que tem um PIB comparado ao nosso, 14.500 pessoas têm o CFA. A gente tem um caminho bastante longo para conseguir esse número. Essa certificação aumenta a visibilidade dos profissionais perante o mundo, eles vão para o exterior, dão o seu cartão de visitas e tornam o nosso mercado mais visível para os outros países também. O nosso mercado de capitais ainda é um pouco fechado e é preciso que ele se abra mais para o mundo. Uma das formas é através do CFA.

IM – A Bolsa já subiu 50% desde a mínima do ano e analistas do mercado acreditam cada vez mais que “o pior já passou”. Você acha que essa euforia pode ajudar os analistas a buscar uma maior capacitação?

MM – Sem dúvida nenhuma. Nem diria que é euforia, são ciclos normais. Estamos revertendo esta tendência, voltaremos a chamar a atenção de investidores internacionais, o que pode ser uma boa oportunidade para participantes do mercado que conseguem falar a mesma língua global de finanças. Isso dá mais confiança para os investidores estrangeiros investirem no brasil. O mercado financeiro tem que estar preparado.

O ponto principal a desenvolver, além de outras ideias, são as reformas que precisam ser feitas no país, como a tributária, infraestrutura, mudar regulação. Porém, além dessas questões, uma maior qualificação profissional, excelência de formação educacional, ética e integridade dos profissionais são requisitos importantes.

E, vale ressaltar, a educação é algo que nunca se perde. Ou seja, é bom estar bem preparado para qualquer momento. Se estamos revertendo tendência de baixa e preparados para o momento bom, quem trabalha nos mercados emergentes nesse ciclo de alta vai se beneficiar muito mais caso esteja preparado.

IM – Qual o conselho que você poderia dar para quem pensa em obter o certificado?

MM – Entenda a relevância e estude bastante para as provas, que são de um nível de dificuldade relativamente alto. Não é nada fácil: são cerca de 300 horas de estudo por nível e o candidato precisa de pelo menos 4 meses para se preparar para a prova.

Apesar de árdua, é uma tarefa que é recompensadora pois traz benefício, não tem outra certificação que propicie tais benefícios ao detentor. Por isso mesmo, disciplina, perseverança, organização e vontade de mudar de patamar profissional são requisitos fundamentais para passar na prova.

Está na hora de mudar de carreira: conheça o MBA Ações & Stock Picking do InfoMoney + Ibmec, o primeiro do Brasil totalmente dedicado ao mercado de ações.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.