Após mês mais volátil dos últimos anos, Stuhlberger zera venda em dólar e compra NTN-Bs

Confira o que o maior fundo de investimentos do Brasil disse em sua carta mensal de junho

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Em seu relatório mensal de junho, a equipe de gestão do Verde Asset Management, sob o comando do famoso gestor Luis Stuhlberger, disse temer que o real volte para um nível exagerado de sobrevalorização e zerou sua posição vendida em dólar.

De acordo com o texto, após o surpreendente resultado do referendo em que os britânicos decidiram pela saída do Reino Unido da União Europeia, os mercados correram em direção a ativos seguros como os títulos de dívida de países com economia sólida como Estados Unidos, Alemanha, Japão, Inglaterra e Suíça. Isso resultou em uma forte queda nos yields desses títulos (o rendimento deles é inversamente proporcional ao preço, que aumentou com o crescimento da demanda). 

O efeito colateral disso, segundo o relatório, foi a “parcial euforia nos mercados brasileiros” por conta das taxas de juros altas praticadas aqui, uma vez que a nossa Selic de 14,25% se torna ainda mais atrativa quando caem os juros lá fora. “Por isso, o Real voltou a se valorizar de maneira acelerada, e aliás a valorização de 11% em junho foi a maior desde abril de 2003″, afirma, colocando também alguma responsabilidade na nova equipe do Banco Central, que defendeu a flutuação do câmbio. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contudo, essa procura por dólares não terá uma vida tão longa, de acordo com o gestor, que explica que a realidade atual é bem diferente da de 2003. “Acreditamos que boa parte dos fatores que permitiram o sucesso lá atrás não está presente agora (em uma palavra: China) e consideramos um perigo que o Real volte para um nível exagerado de sobrevalorização. O fundo zerou sua posição vendida em dólar contra o Real.”

O gestor também aproveitou para aumentar a sua posição em juros, comprando mais NTN-Bs (os atuais Tesouro IPCA). “Continuamos a acreditar que juros reais de 6,30% para cinco anos são incompatíveis com uma economia com baixo crescimento potencial, e aproveitamos a alta recente para voltar a aumentar a posição”, explica o texto do Verde Asset.

Entre outros destaques do relatório, o gestor aponta os ganhos do Verde em junho em suas posições de moeda, apesar da queda das ações e da quase estabilidade das posições de renda fixa. O Verde Asset FIC FIM subiu 1,76% em junho, batendo os 1,16% do CDI. No ano, o fundo acumula alta de 4,43%, contra 6,72% do CDI.