Com quedas de até 12%, bolsas europeias perdem US$ 1 trilhão de valor nesta sexta

O valor de mercado das principais bolsas europeias alcançou, no fechamento de ontem, 6,1 trilhões de euros, contra cerca de 5,14 trilhões de euros de hoje

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – com quedas de até 12,5%, as principais bolsas da Europa, juntas, perderam mais de 960 bilhões de euros (cerca de US$ 1,08 trilhão) em valor de mercado no pregão desta sexta-feira (24). Isto pelo temor do futuro econômico do mundo e, principalmente, da União Europeia, após a decisão do Reino Unido de deixar o bloco.

Segundo dados compilados pela Agência Efe, o valor de mercado das principais bolsas europeias alcançou, no fechamento de ontem, 6,1 trilhões de euros, contra cerca de 5,14 trilhões de euros de hoje. Em Londres, o FTSE caiu 3,15%, enquanto Frankfurt recuou 6,82% nesta sessão.

As maiores quedas, porém, ficaram em Paris e Milão, que desabaram 8,04% e 12,48%, respectivamente. O principal indicador da Bolsa espanhola, o IBEX 35, despencou 12,35% e teve seu pior pregão da história.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mais cedo, na Ásia o cenário foi de maior cautela durante a apuração, mas com a vitória do “Brexit” o pânico também foi instalado, acionando, inclusive, o circuit breaker do índice Nikkei 225, que chegou a afundar 8,21%, aos 14.905 pontos.

O japonês Nikkei fechou em queda de 7,92%, enquanto o iene teve forte alta com os investidores em busca de proteção. O dólar registra queda de 3,42% ante o dólar. Já o chinês Xangai teve baixa menos expressiva, de 1,33%, enquanto o Hang Seng teve queda de 2,92%.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.