Sem alta de juros nos EUA e Ibovespa até 60 mil pontos; veja os cenários para 2016

Celson Placido (estrategista-chefe da XP Investimentos), Jankiel Santos (economista-chefe do Haitong) e João Braga (gestor da XPGestão) apresentaram na Expert 2016 seus cenários para o mercado nos próximos meses

Thiago Salomão

Publicidade

ATIBAIA – Há muitos motivos para ficar otimista com o futuro do Brasil, sobretudo com a capacidade que o governo atual tem mostrado para aprovar em reformas e com o novo cenário de que juros nos EUA só devem subir ano que vem. Mas por conta do histórico imprevisível da política na América Latina, o estrangeiro só vai colocar dinheiro no País quando o interino Michel Temer tornar-se presidente de fato. Foi essa a avaliação apresentada pelos membros da plenária realizada na manhã deste sábado (25) na Expert 2016.

Participaram da plenária Celson Placido (estrategista-chefe da XP Investimentos), Jankiel Santos (economista-chefe do Haitong) e João Braga (gestor da XPGestão). Eles falaram sobre projeções para o Ibovespa, cenário de reformas no Brasil e taxa de juros nos Estados Unidos, que provavelmente só deve começar a subir ano que vem por conta do “Brexit”.

Acompanhe a cobertura em tempo real da Expert 2016 clicando aqui!

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira os principais destaques da plenária:

Estrangeiro no Brasil? Só com Temer 100% presidente
O capital estrangeiro ainda não entrou no Brasil. Os gringos só vão entrar quando o Michel Temer estiver com a faixa definitiva de presidente da República. Para o estrangeiro, tudo pode acontecer na América Latina até os 48 minutos do segundo tempo. Então, eles vão esperar para colocar dinheiro aqui – Celson Placido, estrategista-chefe da XP Investimentos.

Brasil não vai quebrar. Mas…
Eu estou otimista com o Brasil, mas eu me preocupo com projeções otimistas demais para a recuperação do País. A boa notícia até agora é só que as projeções de PIB pararam de cair, mas isso ainda é pouco. A atividade está menos pessimista, mas ainda não está otimista. – Jankiel Santos, economista-chefe do Haitong.

Continua depois da publicidade

O Brasil não vai quebrar. Quem fala isso não viveu a época de hiperinflação. Então aproveitem as taxas que o mercado está oferecendo. Quem aproveitou conseguiu duplicar o patrimônio em 4 ou 5 anos. – Celson Placido, estrategista-chefe da XP.

Juros nos EUA só devem subir em 2017
Trabalhávamos com um cenário de alta de juros nos EUA, mas o acontecimento desta semana na Europa tornou grande a possibilidade do Fed não subir taxas de juros. A Janet Yellen [presidente do Federal Reserve] vem ressaltando preocupação com o cenário global. O Fed pode não ficar a vontade para continuar o ciclo de altas de juros em 2016 por conta da influência do Brexit nos mercados. – Jankiel Santos, economista-chefe do Haitong.

Brexit: a noite de quinta foi mais tensa do que a reação na sexta
Para preços de ativos, o Brexit não impactou muito o Brasil. Estou muito mais preocupado com o cenário interno do que com a crise global. Somos muito fechados para o mundo em acordos comerciais, o que é ruim, mas por outro lado nos blinda destes eventos. – Celson Placido, estrategista-chefe da XP.

A reação do mercado na sexta-feira foi muito melhor do que a insônia que eu tive na quinta-feira por conta do Brexit – João Braga, gestor da XPGestão.

Onde Investir?
Se vierem as aprovações de reformas neste 2º semestre, Ibovespa pode chegar aos 60 mil pontos. Aprovando mais medidas ano que vem, há espaço para buscar os 70 mil pontos. Se fosse escolher uma ação apenas para investir, seria a do Itaú Unibanco (ITUB4). – Celson Plácido, da XP Investimentos.

Brasil não é País de investir em Bolsa. Ainda sou do time que quer aproveitar o juro real muito mais alto que o restante do mundo. – Jankiel Santos, da Haitong.

Acompanhe a cobertura em tempo real da Expert 2016 clicando aqui!

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers