Ibovespa perde 400 pontos em 20 minutos e zera alta; dólar e DIs disparam

Mercado segue roteiro dos últimos pregões e perde forças à tarde depois de subir forte de manhã

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa zera ganhos nesta quarta-feira (25), seguindo o roteiro das últimas semanas de subir de manhã e zerar ganhos à tarde. Lá fora, as bolsas norte-americanas seguem em alta de 1%. Por aqui, o governo do presidente interino, Michel Temer, teve a sua primeira vitória com a aprovação da nova meta fiscal no Congresso. A aprovação vem na esteira do anúncio das medidas, bem vistas pelo mercado, que serão tomadas pela equipe econômica para reverter a trajetória de endividamento público.

Às 15h39 (horário de Brasília), o benchmark da bolsa brasileira tinha leve alta de apenas 0,27%, a 49.506 pontos, se distanciando dos ganhos de 2,05% da máxima do dia. Já o dólar comercial ganhou força e tinha alta de 0,69% a R$ 3,6002 na venda, enquanto o dólar futuro para junho registra ganhos de 0,60% a R$ 3,598. No mercado de juros futuros, o DI para janeiro de 2017 opera em leve alta de 3 pontos-base a 13,70%, ao passo que o DI para janeiro de 2021 vira para alta de 21 pontos-base a 12,81%.

O trader da Daycoval Investimentos, Renan Alpiste, acredita que a alta da Bolsa hoje se deve mais ao cenário doméstico do que à força do exterior. “O investidor estrangeiro já tirou muito dinheiro daqui e o déficit que foi aprovado ontem é um sinal bem favorável hoje para o mercado”, afirma. Segundo ele, as medidas anunciadas ontem vão repercutir em todas as contas do governo. “Para continuar a subir, depende do desenrolar dessas medidas e dos próximos passos do Federal Reserve”, explica.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar disso, o mercado segue tenso sobre os efeitos das medidas que estão sendo anunciadas, o que traz volatilidade tanto ao índice quanto ao dólar. Apesar das questões, a Bolsa sustenta dos ganhos, enquanto o dólar acabou virando para alta. “Votação desta madrugada no Congresso, que aprovou nova meta fiscal, ainda não foi teste relevante da magnitude de apoio ao governo interino”, disse para a Bloomberg o analista político da Tendências Consultoria Integrada, Rafael Cortez.

Mais informações em breve.