Impeachment traz otimismo, mas reformas impopulares ainda serão necessárias, diz Verde Asset

Os fundamentos continuarão extremamente fragilizados, especialmente agora que o fiscal deixou de ser relevante, na medida em que a única preocupação é a política

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em relatório para comentar o resultado do mês de março, a equipe da Verde Asset, gerida por Luis Stuhlberger, mais uma vez citou o cenário político e afirmou que o impeachment da presidente Dilma Rousseff poderá “trazer algumas pernas de otimismo”. Por outro lado, no relatório são destacados diversos pontos que ainda devem trazer fragilidade para o mercado.

“Entendemos que o avanço do impeachment ainda poderá trazer algumas pernas de otimismo, na medida em que se materialize, e que a equipe ministerial que eventualmente venha a ser indicada seja efetivamente de notáveis, capazes de restaurar um pouco da ordem econômica”, diz a Verde Asset.

“Os fundamentos brasileiros, especialmente fiscais, continuarão extremamente fragilizados, especialmente agora que o fiscal deixou de ser relevante do ponto de vista dos mercados, na medida em que a única preocupação é a questão política”, completa o gestor no relatório.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a Asset, as projeções partem da premissa de um primário recorrente negativo de 1,5% do PIB (Produto Interno Bruto) e em deterioração. Enquanto isso, a gestora espera que o País chegue a pelo menos +2,5% de primário para conseguir estabilizar a dívida pública.

“Para tanto, serão necessárias várias reformas constitucionais impopulares, que à luz de hoje parecem pouco prováveis de passarem neste ambiente político conflagrado e num contexto da Lava Jato ativa”, ressalta Stuhlberger. No relatório, ele ainda afiram que “de certa maneira, retrocedemos a 2014 (retrocessos viraram a rotina…)”.

“Depois de precificada a eventual transição política, voltaremos à vaca fria. Sem entregar uma melhora relevante e estrutural, o país retomará o caminho da insolvência, contaminando os prêmios de risco, câmbio e inflação”, conclui o relatório da Verde Asset.

Continua depois da publicidade

Especiais InfoMoney:

Confira a atualização do Guia 2016 e a Carteira InfoMoney de abril, que tem 5 novos papéis: CLIQUE AQUI

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.