Há risco do Brasil se tornar a Grécia da América Latina, diz vice-presidente do Itaú

A reforma “precisa ser mais drástica agora, porque se você não faz nada agora, em alguns anos o Brasil se tornará a Grécia da América Latina, e não queremos que isso aconteça”, afirmou Ricardo Marino

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O pessimismo em relação ao Brasil está cada vez maior e agora até o maior banco privado do País, o Itaú Unibanco (ITUB4) ressalta suas grande dúvidas com o futuro da economia. A reforma “precisa ser mais drástica agora, porque se você não faz nada agora, em alguns anos o Brasil se tornará a Grécia da América Latina, e não queremos que isso aconteça”, disse Ricardo Marino, vice-presidente do banco, em entrevista concedida à Bloomberg em Davos. 

Marino afirmou que há um risco do Brasil se tornar a Grécia da América Latina e também destacou que o segmento de crédito corporativo está se deteriorando. “A oferta de crédito está diminuindo porque os bancos estão mais avessos ao risco”. “Começamos a ver deterioração do crédito no segmento corporativo, no middle market e, como o desemprego segue crescendo, também deve afetar o varejo ao longo deste ano”. 

Apesar da visão bastante pessimista, Marino afirmou que as difíceis condições do mercado na região podem criar oportunidades de aquisição. “Todas as grandes aquisições e grandes movimentos que fizemos foram em tempos de crise”, afirmou durante o Fórum Econômico Mundial. “É hora de acelerar”, disse ele, acrescentando que o banco estaria particularmente interessado em um banco privado voltado para clientes da América Latina.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marino disse que o Itaú Unibanco espera que 20% de sua carteira de empréstimo seja gerada fora do Brasil, assim que o Itaú completar a fusão com o chileno Corpbanca.

“Estamos muito líquidos na Argentina e nós estamos vendo a melhor forma de usar este capital e a liquidez que temos”, disse Marino. Embora o México seja estrategicamente importante, o mercado está consolidado e o Itaú não pagará a mais para se expandir por lá, completou o executivo.

Marino destacou ainda que a economia global está em seu “novo normal”, com aperto monetário nos EUA, desaceleração na China e queda no preço do petróleo. “Commodities devem permanecer com preços em patamares baixos”, trazendo desafios para o Brasil e os mercados emergentes, afirmou. 

Continua depois da publicidade

Na véspera, o presidente do Bradesco (BBDC4), Luiz Carlos Trabuco, já havia feito o alerta sobre o crédito ao jornal Valor Econômico, afirmando que a demanda por crédito na economia é “quase inexistente”. Também em Davos, ele disse que a política monetária “tem exercido seu papel” no combate à inflação. “A inflação ficou fora do patamar, em grande parte, pelo equacionamento dos preços administrados. O nível de atividade econômica e o nível de demanda de crédito estão muito baixos. Às vezes você pode aumentar a taxa básica de juros para esfriar a economia, mas ela já está fraca”, disse.

Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.