Após “ano horrível”, Brasil entra oficialmente em bear-market, destaca Financial Times

Em matéria desta quinta-feira, o Financial Times destacou que o Brasil entrou oficialmente no bear market nesta quinta-feira, em meio ao sell-off do petróleo aumentando as perspectivas sombrias para o Brasil e minando o apetite dos investidores para a maior economia da América Latina

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – “O urso está de volta”. Em matéria desta quinta-feira, o Financial Times destacou que o Brasil entrou oficialmente no bear market (quando registra queda de 20% da máxima para a mínima) nesta quinta-feira, em meio ao sell-off do petróleo aumentando as perspectivas sombrias para o Brasil e minando o apetite dos investidores para a maior economia da América Latina. Na mínima do dia, o índice bateu 38.458 pontos, queda de 20,35% em relação aos 48.284 pontos registrados em 24 de novembro de 2015; contudo, o índice amenizou.

Por quase qualquer medida de 2015, este foi um ano horrível para o Brasil, afirma a reportagem. O Brasil está na sua mais profunda recessão desde a Grande Depressão e as deflagrações da Operação Lava Jato estão levando à prisão os principais políticos e empresários do Brasil.

A inflação atingiu em 2015 o seu maior patamar em 13 anos, fechando a 10,67%, o real se desvalorizou fortemente e a presidente Dilma Rousseff enfrenta a possibilidade de um impeachment. Além disso, o Brasil foi rebaixado para grau especulativo pela Standard & Poor’s e pela Fitch Ratings após duramente conquistar o grau de investimento. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Neste contexto, não é de se estranhar que a Bovespa tenha recebido ‘pouco amor’ por parte dos investidores”, afirma o blog. Ano passado, o índice caiu 13,31% e, em dólares, a queda foi ainda mais acentuada, de 42%. 

E 2016 não trouxe nenhum descanso, afirma a publicação, com o índice já em queda de 11% desde o ano-novo e só um dia em que conseguiu fechar em alta. E ressalta: a turbulência do mercado levou a Rússia para o “bear market” em dóilar enquanto o mercado de ações dos EUA caiu em território de “correção” – definida como uma perda de 10% ou mais. 

Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo:

Continua depois da publicidade

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.