Bancos brasileiros têm 150% a mais de rentabilidade que os americanos; veja o gráfico

A mediana do ROE dos grandes bancos brasileiros no terceiro trimestre de 2015 foi de 20,26% contra 8,37% dos equivalentes nos EUA

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Além de mostrar as empresas do Ibovespa com melhor rentabilidade, a consultoria Economatica também realizou um levantamento sobre o setor de bancos, comparando o ROE (Retorno Sobre Patrimônio Líquido, na sigla em inglês) dos grandes bancos brasileiros e dos americanos.

A consultoria calculou a mediana do ROE dos três maiores bancos do País (Itaú Unibanco, Bradesco e Banco do Brasil) e também das instituições financeiras americanas com ativos acima de US$ 100 bilhões e o resultado mostrou o alto desempenho dos gigantes brasileiros. 

A mediana do ROE dos grandes bancos brasileiros no terceiro trimestre de 2015 foi de 20,26% contra 8,37% dos equivalentes nos EUA. Ou seja, uma rentabilidade 142% melhor para as instituições nacionais. Em seu melhor momento, no início de 2002, os bancos americanos tiveram rentabilidade de 18,20%, resultado abaixo do pior ROE registrado pelos bancos brasileiros, de 18,71%, no ano passado.

Continua depois da publicidade

O pior momento nos EUA foi registrado no início de 2009, em meio à crise imobiliária, quando o ROE ficou negativo em 3,06%, período em que as instituições brasileiras registraram rentabilidade de cerca de 20%.

Confira o gráfico:

É hora ou não é de comprar ações da Petrobras? Veja essa análise especial antes de decidir:

Continua depois da publicidade

Leia também:

Você investe pelo banco? Curso gratuito mostra como até dobrar o retorno de suas aplicações


Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.