A má notícia é que o fundo do poço ainda não chegou: vai piorar, diz BTG sobre varejistas

Para banco, lucros das varejistas vão cair, em média, 55% no terceiro trimestre

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O BTG Pactual fez relatório nesta segunda-feira (19) sobre o setor de varejo. Para analistas do banco, a volatilidade nos lucros continua e a má notícia é que o segundo trimestre não foi o fundo do poço: ainda tem mais por vir (e vai piorar).

O banco estima queda de 55% no lucro líquido das varejistas no período quando comparado com o mesmo trimestre de 2014. Um resultado que será impactado basicamente por seis empresas: Pão de Açúcar (PCAR4), Via Varejo (VVAR11), Magazine Luiza (MGLU3), Hypermarcas (HYPE3), Restoque (LLIS3) e Natura (NATU3). Essas seis empresas serão responsáveis por 97% da queda do lucro no setor.

Por outro lado, devem se salvar apenas Raia Drogasil (RADL3), CVC (CVCB3) e Lojas Renner (LREN3) – as três que sinalizam crescimento no lucro no período, aponta relatório dos analistas Fabio Monteiro e Thiago Andrade.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Eles acreditam que Via Varejo, Pão de Açúcar e Magazine Luiza são as mais impactadas no setor atual, de expectativa de vendas no segmento “mesmas lojas” (lojas abertas há, no mínimo, um ano) bem negativa e queda substancial no lucro. Na mesma linha, eles apontam que Cia Hering (HGTX3) e Natura enfrentam vários problemas micro e competição acirrada, o que contribuirá para um resultado pior.

Na contramão de tudo isso, empresas como Lojas Renner, Raia Drogasil, CVC e Lojas Americanas estão outperformando seus pares, com crescimento forte na receita e lucro. Enquanto Hypermarcas, Arezzo e CVC começam a dar sinais do efeito negativo do cenário macroeconômico pior.

Das ações de cobertura do BTG, Lojas Renner e Lojas Americanas são as “top picks”, enquanto Arezzo e CVC têm recomendação de compra. Raia Drogasil é neutra. 

Continua depois da publicidade

Da lista das ações para “ficar de olho”, estão: B2W (BTOW3), Cia Hering, Hypermarcas, Pão de Açúcar, Natura e Technos (TECN3). Já as ações a ser evitadas, estão na lista: Via Varejo, Magazine Luiza, Lojas Marisa (AMAR3), IMC (IMCH3) e Restoque. 

Como garimpar boas ações? Deixe seu email e descubra uma forma tão simples que até um menino de 10 anos consegue usar!