De Fed a petróleo: as notícias que agitaram os mercados durante o feriado na Bovespa

Petróleo caiu 5%, enquanto a AB InBev aumenta proposta pela SAB Miller e integrantes do Federal Reserve veem chances de elevação de juros ainda em 2015

Lara Rizério

Petróleo (Fonte: Bloomberg)

Publicidade

SÃO PAULO – A Bovespa ficou fechada nesta segunda-feira (12) por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida, mas o noticiário mundial continuou bastante movimentado. O dia foi de baixa expressiva para o índice de ADRs (American Depositary Receipts) em meio à baixa do petróleo e com os investidores embolsando os ganhos após o rali de altas e com os dados da Opep, além de ficarem de olho no Federal Reserve. Confira abaixo as notícias que movimentaram esta segunda:

Angus Deaton ganha o Nobel de Economia
O professor Angus Deaton, de 69 anos, que tem nacionalidade britânica e norte-americana, ganhou o Prêmio Nobel da Economia pelo seu trabalho sobre o consumo associado à pobreza, anunciou hoje o Comitê Nobel. O professor, que nasceu na Escócia e trabalha nos Estados Unidos, na Universidade de Princeton, tem-se dedicado à área do desenvolvimento econômico. Em comunicado, o júri informou que ele foi  escolhido “pela sua análise do consumo, da pobreza e do bem-estar”.

“Para elaborar políticas econômicas que promovam o bem-estar e reduzam a pobreza, devemos primeiro perceber as escolhas de consumo individuais. Angus Deaton aprimorou esse entendimento melhor do que ninguém”, afirmou a Real Academia de Ciências.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Relacionando as escolhas individuais específicas e os resultados coletivos, a sua investigação contribuiu para transformar os domínios da microeconomia, da macroeconomia e da economia do desenvolvimento”, acrescentou.

A obra de Deaton gira em torno de três questões essenciais: como os consumidores repartem as suas despesas, quanto se poupa e quanto se gasta no conjunto da sociedade e por fim como avaliar o bem-estar individual. Estas questões levaram a uma análise de “problemas como a relação entre o rendimento e a quantidade de calorias consumida e a dimensão da discriminação entre os sexos no seio da família”.

AB InBev aumenta proposta pela SAB Miller
A Anheuser-Busch InBev (AB InBev) elevou a sua proposta de compra pela SAB Miller a 67 bilhões de libras (US$ 103 bilhões) nesta segunda-feira, após a empresa alvo da aquisição ter rejeitado a oferta anterior, que estimava o seu valor em 65 bilhões de libras. A revisão foi feita antes do prazo final desta quarta-feira e pode ser a última tentativa do grupo belga-brasileiro de comprar sua rival britânica este ano.

Continua depois da publicidade

A AB InBev oferece aos acionistas da SABMiller 43,50 libras por ação em dinheiro – ou um prêmio de 48% em relação ao pregão do dia 14 de setembro, um dia antes da especulação sobre a proposta começar a circular na mídia. A oferta também conta com uma proposta alternativa de compra de 41% do capital da SABMiller, essencialmente uma combinação entre dinheiro e ações que se traduz em um preço menor, de 38,88 libras por papel.

De acordo com regras de aquisição do Reino Unidos, a AB InBev tem até o dia 14 de outubro para fazer uma oferta firme à SABMiller ou abandonar os planos para a aquisição por pelo menos seis meses. O prazo final, porém, pode ser prolongado a pedido da rival. Até o momento, a SABMiller não tem dado sinais de que pode eventualmente acatar uma proposta da AB InBev e afirmou que as três propostas anteriores a subvalorizavam significativamente.

Petróleo em queda
Os preços do petróleo caíram fortemente nesta segunda-feira, em meio a movimentos de realização de lucros após forte alta na semana passada e com um relatório mostrando que a Opep continuou aumentando a produção da commodity.

O petróleo nos EUA encerrou em baixa de 2,53 dólares ou 5,10 por cento, a 47,10 dólares por barril, enquanto o petróleo Brent terminou em baixa de 2,79 dólares ou 5,30 por cento, a 49,86 dólares por barril. O declínio percentual dos dois contratos futuros foi o maior desde o início de setembro. 

“Os fundamentos não mudaram e havia forte resistência nas médias móveis de 100 dias e de 200 dias para o petróleo nos EUA, e se os preços continuarem a enfraquecer isso pode colocar mais pressão para operadores com posições longas saírem das mesmas”, disse Tariq Zahir, analista da Tyche Capital Advisors, em Nova York.

Ainda repercutiu nos negócios o relatório mensal da Opep. Fontes secundárias citadas no documento disseram que o grupo bombeou 31,57 milhões de barris por dia de petróleo em setembro, 110 mil bpd acima de agosto e quase 2 milhões de bpd a mais do que sua previsão de demanda para este ano.

Glencore
A Glencore planeja vender minas de cobre na Austrália e no Chile no momento em que a gigante de commodities e mineração planeja reduzir sua dívida.

A venda de ativos é um elemento de um plano maior de cortar cerca de um terço da dívida líquida de 30 bilhões de dólares da Glencore e retomar a confiança de investidores depois que suas ações tiveram baixa recorde este ano em meio aos fracos preços globais das commodities.

A Glencore disse que iria vender sua minas de cobre Cobar, na Austrália, e Lomas Bayas, no Chile, depois de ter recebido interesse de potenciais compradores. A Cobar produz cerca de 50 mil toneladas de cobre concentrado, enquanto a produção anual de Lomas Bayas é de cerca de 75 mil toneladas de catodo de cobre.

A Glencore também se comprometeu a reduzir despesas de capital, suspender o pagamento de dividendos e levantar 2,5 bilhões de dólares em novas ações, com a emissão concluída no mês passado. A Glencore se negou a dizer quem se aproximou com interesse nas minas de cobre.

Discursos do Fed
Entre ontem e hoje, discursos de três presidentes regionais do Federal Reserve chamaram a atenção. 

O vice-presidente do Federal Reserve, Stanley Fischer, falando na reunião do FMI em Lima, Peru, disse que talvez a economia dos EUA esteja forte o suficiente para merecer um aumento das taxas de juros por volta do final do ano. Ele advertiu que os responsáveis pela política econômica estão monitorando os dados sobre empregos no país que estão chegando e ficarão de olho nos acontecimentos internacionais na hora de decidir o momento escolhido para decolar. 

Já o o presidente do Federal Reserve Atlanta, Dennis Lockhart afirmou que o mês de outubro poderia ter dados econômicos suficientes para que o Fed considere um aumento da taxa de juros em sua reunião no final do mês, mas haverá muito mais dados em mãos a tempo para a reunião de dezembro.  “Eu acho que em outubro teremos uma reunião crucial, claramente existe o potencial de que os dados antes da reunião de outubro sejam suficientes … (mas) nós teremos muito mais em dezembro”, disse ele após um discurso em Orlando, nos Estados Unidos.

O presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, por sua vez, afirmou que a autoridade monetária  alcançou sua meta cheia do nível de emprego, disse uma autoridade da instituição nesta segunda-feira, mas não deverá começar a aumentar as taxas de juros porque ainda não atingiu seu objetivo de chegar a inflação de 2%.

Fitch rebaixa ratings de notas de operações da Odebrecht
A agência de classificação de risco Fitch rebaixou os ratings de notas relacionadas a operações de petróleo da Odebrecht e as manteve em observação para novo possível rebaixamento.

Em relatório, a agência informa que o rating das notas sênior garantidas emitidas pela Odebrecht Offshore Drilling Finance passaram de B+ para B-, enquanto as emitidas pela Odebrecht Drilling Norbe VIII/IX Ltd foram de BB- para B.

A revisão, segundo a Fitch, se deve à rescisão dos contratos de charter e serviços da ODN Tay IV pela Petrobras e seu impacto sobre a qualidade de crédito da companhia, além do impacto das reduções nos investimentos da Petrobras sobre sua disponibilidade para honrar os contratos existentes diante da piora do desempenho ou de falência do operador.

A Fitch ainda afirma que a observação negativa para a Odebrecht Offshore Drilling Finance reflete o potencial impacto de uma antecipação ou reestruturação de dívida como resultado do cancelamento dos contratos de charter e serviços e da incapacidade da companhia de realocar a embarcação ou substituir o ativo até 23 dezembro.

No caso da Odebrecht Drilling Norbe VIII/IX Ltd, a observação negativa se deve ao potencial impacto da rescisão dos contratos da ODN Tay IV, com possível antecipação das notas da Odebrecht Offshore Drilling Finance, sobre a qualidade do crédito da empresa, que poderia afetar sua capacidade de sustentar as operações Norbe VIII/IX se necessário. “Além disso, os contratos de charter e serviços têm cláusulas de rescisão que incluem falência do patrocinador; este risco pode ser elevado se a qualidade de crédito do patrocinador se deteriora”, complementa a agência.

(Com Reuters, Agência Estado e Agência Brasil)

Quanto custariam suas ações em dólar? Deixa seu email e descubra:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.