Wall Street fecha em queda e Dow Jones tem pior agosto em 17 anos

No mês, o Dow Jones caiu 6,6% - pior desempenho para meses de agosto desde 1998 -, enquanto o S&P 500 teve baixa 6,3% e o Nasdaq acumulou perda de 6,9%

Reuters

Publicidade

O mercado acionário dos Estados Unidos caiu nesta segunda-feira e encerrou agosto com o pior desempenho mensal desde 2012, após o vice-chair do Federal Reserve despertar receios entre investidores de um potencial aumento da taxa de juros do país em setembro.

O índice Dow Jones caiu 0,69 por cento, a 16.528 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,84 por cento, a 1.972 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 1,07 por cento, a 4.776 pontos.

No mês, o Dow Jones caiu 6,6 por cento – pior desempenho para meses de agosto desde 1998 -, enquanto o S&P 500 teve baixa 6,3 por cento e o Nasdaq acumulou perda de 6,9 por cento.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O vice-chair do Fed, Stanley Fischer, disse no sábado que a inflação dos EUA provavelmente irá se recuperar conforme a pressão do dólar diminui, permitindo que o Fed aumente a taxa de juros gradualmente.

Muitos analistas interpretaram os comentários de Fischer como um sinal de que o Fed aumentaria os juros em setembro, não em dezembro. Isso abalou os investidores que já estavam agitados após semanas de turbulências causadas por preocupações com o enfraquecimento da economia chinesa.

“O que você vê no mercado hoje é causado pelos comentários do Fischer no fim de semana. Se eles derem esse passo em setembro, isso vai levantar muitas dúvidas sobre onde eles vão parar”, disse o diretor de investimento da Wedbush Equity Management LLC, Stephen Massocca.

Continua depois da publicidade

As declarações de Fischer, feitas durante a conferência global de bancos centrais em Jackson Hole, indicaram que o Fed não vê a recente queda no mercado acionário e as preocupações com a China como impeditivos para um aumento dos juros.

Dos dez índices setoriais do S&P 500, nove encerraram em queda, com o de saúde caindo 1,85 por cento e liderando as perdas. O índice do setor de energia subiu 1,05 por cento, impulsionado pelas ações da ConocoPhillips e da Phillips 66.

Os preços do petróleo subiram após dados indicarem um surpreendente corte na produção de petróleo dos EUA e com a Opep dizendo que estava pronta para conversar com outros produtores sobre a recente queda nos preços do petróleo.