Wall Street cai com preocupações sobre economia e balanços

Ações do setor de energia e de matérias-primas pesaram fortemente no mercado, após dados mais fracos que o esperado da China e da zona do euro aumentarem as preocupações sobre o crescimento global

Reuters

Publicidade

Os índices S&P 500 e Nasdaq encerraram esta sexta-feira com as maiores quedas semanais desde março, conforme uma desaceleração no crescimento global levou ao recuo de ações ligadas a commodities, enquanto a queda das ações da Biogen derrubou o índice de biotecnologia.

O índice Dow Jones caiu 0,92 por cento, a 17.568 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 1,07 por cento, a 2.079 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 1,12 por cento, a 5.088 pontos.

A Biogen cortou pela metade sua estimativa de crescimento da receita em 2015 e suas ações caíram 22 por cento, para pouco acima de 300 dólares.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ações do setor de energia e de matérias-primas pesaram fortemente no mercado, após dados mais fracos que o esperado da China e da zona do euro aumentarem as preocupações sobre o crescimento global. Os preços do petróleo atingiram a mínima desde março.

“Você tem crescimento da receita abaixo do esperado no balanço e então você coloca sobre isso a preocupação com uma desaceleração econômica global, que se torna autorealizável”, disse o estrategista-chefe da Wunderlich Securities, Art Hogan.

A Amazon foi o ponto alto do dia, com as ações subindo mais de 20 por cento em determinado momento e fechando com alta de 10 por cento, a 530,50 dólares. A varejista on-line informou lucro trimestral inesperado e o valor de mercado da empresa subiu para 247 bilhões de dólares, tornando-se a décima maior empresa dos EUA por valor de mercado.

Continua depois da publicidade

Na semana, o S&P 500 caiu 2,2 por cento e o Nasdaq recuou 2,3 por cento, as maiores quedas semanais desde a última semana de março. A queda de 2,9 por cento do Dow Jones foi a maior para qualquer semana desde janeiro.