Confira as maiores altas e baixas da semana no Ibovespa; 8 ações caíram mais de 10%

Pressionando o Ibovespa, maiores quedas da semana foram siderúrgicas, Vale e Petrobras

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A semana que marcou a virada do semestre termina de forma negativa para a bolsa brasileira, com o Ibovespa recuando 2,77% nestes 5 pregões, aos 52.519 pontos. Entre 29 de junho e 3 de julho, foram apenas 14 das 66 ações do índice registrando alta, enquanto na ponta negativa foram 8 papéis com desvalorização superior a 10%, com destaque para as siderúrgicas, Vale (VALE3; VALE5) e Petrobras (PETR3; PETR4).

Não bastasse o fraco cenário previsto para a indústria, a forte queda no preço do minério nos últimos dias, pressiona bastante a Vale, que tem na commodity o seu principal negócio. Com isso, as companhias siderúrgicas acabam puxadas para baixo e acompanhando o movimento negativo, caso de Gerdau (GGBR4), Metalúrgica Gerdau (GOAU4) e CSN (CSNA3). Na ponta de baixo do índice, destaque ainda para a Gol (GOLL4), que segue em derrocada e chega a perdas de 55% no ano.

Já do lado positivo, com poucas ações em alta, a liderança da semana ficou com a Qualicorp (QUAL3), que avançou 10,60%, a R$ 21,50, e ficou facilmente com o primeiro lugar. Na sequência apareceram basicamente cases defensivos, como a Lojas Americanas (LAME4) e Cielo (CIEL3). Confira a lista completa das ações usando a ferramenta de altas e baixas do InfoMoney, clicando aqui.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.