Contrariando Yellen e outros gurus, Bernanke diz que “as ações não estão caras”

Comentário do ex-presidente do Federal Reserve vem pouco depois de Janet Yellen, atual presidente do banco central dos EUA, afirmar que os preços das ações estão "muito altos"

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Contrariando as afirmações da atual presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, de que os preços das ações estão “muito altos”, o ex-presidente do banco central americano Ben Bernanke comentou, em seu último post em seu blog no Brookings Institutuion, que as ações estão em um “patamar normal” de preços.

A afirmação bate de frente também com opiniões de outros gurus do mercado, como o prêmio Nobel Robert Shiller e o economista Nouriel Roubini, ambos famosos por preverem a crise de 2008. No final de semana, eles alertaram para um possível formação de bolha – em uma posição completamente oposta a que dada por Bernanke agora.

Para chegar a essa conclusão, o ex-presidente do Fed analisou os números do S&P 500, um dos principais índices acionários das Bolsas americanas, e viu que ele subiu cerca de 1,2% em cada trimestre desde o fim da recessão em 2011 até o quarto trimestre de 2007, o pico do ciclo econômico anterior à crise. Se o índice continuar subindo a mesma taxa, a matemática do ex-presidente do Fed aponta que o S&P 500 teria alcançado 2.123 no primeiro trimestre deste ano. Isso é três pontos acima da máxima do primeiro trimestre, em 2.120, patamar alcançado em fevereiro, e 55 pontos a mais do ponto onde o índice encerrou os primeiros três meses do ano, a 2.068 pontos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Enquanto o ex-banco central dos EUA disse que, claro, há diversas maneiras de calcular o patamar normal de preços das ações, ele acredita que todos levarão a conclusão similar. “Os preços das ações subiram rapidamente nos últimos seis anos, mas eles foram severamente depreciados durante e após a crise financeira”, escreveu em seu blog. “Sem dúvida, as atuações do Fed não levaram a aumentos permanentes nos preços das ações, mas, ao invés disso, devolveram-as a sua tendência”, enfatizou.

Contra maré

A mensagem de Bernanke vai na linha oposta a dada recentemente por Yellen, de que os preços dos ativos estariam muito altos, apontando potenciais perigos ali. Uma corrente que encontra importantes adeptos, como os gurus Robert Shiller e Nouriel Roubini.

Continua depois da publicidade

Shiller, que previu a bolha da internet e a crise imobiliária de 2008, apontou que, talvez, o mercado de ações esteja de fato caro demais, embora não fale da formação de uma bolha clássica. Ele falou durante o final de semana em entrevista para Allison Nathan, do Goldman Sachs. 

Na mesma direção, o economista Nouriel Roubini, também famoso por prever a crise de 2008, publicou neste final de semana um texto no Project Syndicate sobre a “bomba relógio” da liquidez. Segundo ele, o mundo está vivendo um paradoxo. Por um lado, as taxas de juros baixas (ou negativas) e uma política monetária expansiva nos países desenvolvidos inundaram os mercados de recursos e inflaram bolhas em alguns ativos. Ao mesmo tempo, essa liquidez não está circulando normalmente no mercado a qualquer dado momento. 

O mesmo alerta já havia sido dado por Jamie Dimon, presidente do JP Morgan, e Lawrence Summers, ex-secretário do Tesouro americano. Para Roubini, isso pode levar até a um novo crash.