Maior dividendo da história da Hyundai não diminui preocupação de investidores

Hyundai anunciou seu maior dividendo da história nesta quinta-feira para apaziguar os ânimos de acionistas irritados com uma compra de propriedade de 10 bilhões de dólares, mas não conseguiu distrair os investidores

Reuters

Publicidade

SEUL (Reuters) – A Hyundai Motor anunciou seu maior dividendo da história nesta quinta-feira para apaziguar os ânimos de acionistas irritados com uma compra de propriedade de 10 bilhões de dólares, mas a investida não conseguiu distrair os investidores de perspectivas de crescimento obscurecidas por declínios no rublo e no iene.

As ações da montadora coreana – a quinta maior do mundo quando somada à irmã Kia Motors– fecharam no nível mais baixo em mais de duas semanas após o anúncio, com recuo de 2 por cento. Mais cedo, a Hyundai ficou abaixo das estimativas de analistas ao divulgar um declínio de 19 por cento no lucro líquido de outubro a dezembro.

A Hyundai-Kia gastou uma grande soma de dinheiro para sua nova sede no ano passado em um momento em que a turbulência econômica na Rússia minou os ganhos no país, onde as duas empresas juntas ocupam a segunda posição do mercado. Enquanto isso, nos Estados Unidos, segundo maior mercado para a Hyundai-Kia, um iene fraco tornou os carros japoneses rivais mais baratos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Riscos cambiais tendem a persistir na Rússia, bem como em outros mercados emergentes neste ano, afirmou o presidente da Hyundai, Lee Won-hee, após a montadora divulgar seus resultados.

A Hyundai elevou seu dividendo de fim de ano para 2014 em mais de 50 por cento, a 3.000 wons por ação, e disse que irá aumentar continuamente os retornos nos próximos anos.

Mais cedo, a Hyundai divulgou lucro líquido de 1,66 trilhão de wons (1,53 bilhão de dólares) no quarto trimestre, em comparação com estimativa média de 14 analistas de 1,98 trilhão de wons, conforme pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S.

Continua depois da publicidade

A Hyundai pretende aumentar as vendas em 1,8 por cento este ano, para 5,05 milhões de veículos, mas deve ultrapassar essa meta, disse Lee. No quarto trimestre, fortes vendas e um won mais fraco ajudaram a impulsionar a receita em 8 por cento, a 23,57 trilhões de wons, disse a montadora.

(Por Hyunjoo Jin)