Usina nuclear de Angra 1 foi desligada automaticamente após apagão

O desligamento ocorreu por volta das 14h49 e a usina está em processo de retomada das operações

Estadão Conteúdo

Publicidade

A Eletronuclear, empresa do Sistema Eletrobras (ELET3; ELET6) que opera as usinas termonucleares de Angra dos Reis, informou nesta segunda-feira, 19, que a usina de Angra1 também foi desligada nesta tarde. Segundo a empresa, as turbinas foram desligadas automaticamente após uma “queda de frequência” do Sistema Interligado Nacional (SIN). O desligamento ocorreu por volta das 14h49 e a usina está em processo de retomada das operações.

A Eletronuclear informou que o desligamento automático é um procedimento de segurança da usina acionado em decorrência de uma queda de frequência no SIN. O SIN é um sistema de coordenação da rede de geração e distribuição de energia elétrica, formado pelas empresas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte.

Angra1 teve geração bruta de 4.989.574,6 MWh no último ano, considerado um “recorde de geração de energia” em 2014. O volume, segundo a empresa, é 5,43% maior que em 2013. Já Angra 2 gerou 10.444.932,5 MWh no último ano, totalizando 15.434.507,1 MWh.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Essa energia seria suficiente para atender 7,7 milhões de habitantes durante um ano, o que garantiria, neste momento, o abastecimento do Distrito Federal e dos Estados do Mato Grosso do Sul e Sergipe durante o mesmo período”, informou a empresa em comunicado.