Bolsas da Ásia sobem em dia calmo pós-feriado de Natal

Com boa parte dos mercados internacionais fechados, bolsa de Xangai sobe 2,7% em meio a expectativas por estímulos na China

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Com a maioria dos mercados da Ásia e Europa fechados em função do feriado de Natal, a bolsa de valores de Xangai, um das poucas que tiveram negociação nesta sexta-feira (26), encerrou em alta pelo segundo pregão seguido. O índice Xangai Composto subiu 2,77%, a 3.158 pontos, em meio à especulação renovada de medidas de estímulos. As bolsas que não operaram hoje voltaram a abrir o pregão na próxima segunda-feira. 

O mercado espera por um afrouxamento monetário maior na China, o que impulsionou nesta sessão papéis do setor bancário. As ações subiram em função de notícias de que o país está aliviando as restrições dos bancos usarem depósitos para fazer empréstimos.

Em Tóquio, o Nikkei subiu 0,06%, a 17.189 pontos, sentindo um pouco o retrocesso na campanha do primeiro-ministro Shinzo Abe para conter a deflação. O índice de preços ao consumidor no país subiu 0,7% no mês passado, desacelerando dos 0,09% do mês anterior. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já na Europa, as ações da Rússia sobem pelo terceiro dia com a recuperação do rublo registrada mais cedo. A moeda opera aos seus níveis mais fortes em mais de três semanas depois que o governo ordenou que os exportadores vendam dólar para evitar crise bancária. Na semana passada, a moeda da Rússia caiu para o menor nível histórico por conta das fortes quedas do preço do petróleo, a espinha dorsal da Rússia, e das sanções do Ocidente sobre a crise na Ucrânia, que tornaram quase impossível para as empresas russas contrair empréstimos nos mercados ocidentais. 

Nesta sessão, o petróleo Brent, negociado em Londres, registrava valorização de 0,53%, a US$ 60,56, depois que a Arábia Saudita manifestou confiança do barril a US$ 80 no próximo ano. Apesar dos ganhos de hoje, a commodity caminha para sua quinta semana seguida de perdas.