Com Petrobras em alta de cerca de 2%, Ibovespa volta a subir

Mercado busca recuperação depois de cair cerca de 6% nos últimos seis dias; mercado digere Datafolha e espera por Ibope

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após chegar a subir cerca de 1% no início da sessão e perder fôlego após a abertura dos EUA, o Ibovespa volta a subir com a Petrobras recuperando o “fôlego”, digerindo as últimas pesquisas eleitorais que mostraram um empate técnico entre Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT). O destaque fica para o Datafolha de ontem, ao mesmo tempo que aguarda a divulgação do Ibope. O mercado esperava que a pesquisa Ibope seria divulgada hoje, mas foi confirmado que ela será revelada às 10h (horário de Brasília) de amanhã, o que pode ter gerado “um alívio para o mercado manter o movimento de recuperação”, aponta Thiago Souza, analista da XP Investimentos. 

Vale ressaltar que, nas últimas seis sessões, o índice teve perdas de 5,97% e, nesta data, tenta buscar uma recuperação. O Ibovespa chegou a registrar ganhos de 0,97% e, às 11h13 (horário de Brasília), tinha ganhos de 0,65%, a 58.575 pontos.  

Com relação ao Datafolha, havia algumas especulações de que a presidente Dilma apareceria à frente da principal concorrente, Marina, que não se confirmaram, levando a alguns movimentos de ajustes. A pesquisa Datafolha divulgada ontem à noite mostrou uma disputa bem mais acirrada, com as duas candidatas empatadas tecnicamente tanto no primeiro quanto no segundo turno; na segunda etapa, a pessebista apareceria com 47% e a petista, 43%. Em meio a esse cenário e às fortes quedas das últimas sessões, as estatais buscam um movimento de recuperação. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em destaque no noticiário econômico, ainda está a Ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, que manteve a Selic em 11%. O Copom aumentou a projeção para o reajuste nos preços da energia elétrica em 2014, de 14%, previstos em julho, para 16,8% e a estimativa para a redução nas tarifas de telefonia fixa passou de 3,8% para 6,3%, este ano.

No noticiário corporativo, entre as maiores quedas, destaque para a TIM (TIMP3). Segundo o jornal Valor Econômico, a companhia está estudando uma saída para deixar de ser uma empresa focada apenas em serviços móveis, o que atualmente impede o oferecimento de pacotes combinados aos consumidores e limita o crescimento da empresa. De acordo com a publicação, a companhia está avaliando negócios de TV por assinatura para completar seu portfólio.

As maiores altas, dentre as ações que compõem o Índice Bovespa, são:

Continua depois da publicidade

 Cód. Ativo Cot R$ % Dia
 GFSA3 GAFISA ON 3,21 +3,88
 CRUZ3 SOUZA CRUZ ON 19,69 +3,52
 CYRE3 CYRELA REALT ON 13,53 +2,58
 ELET3 ELETROBRAS ON 7,53 +2,45
 ELPL4 ELETROPAULO PN N2 9,82 +2,29

As maiores baixas, dentre os papéis que compõem o Índice Bovespa, são:

 Cód. Ativo Cot R$ % Dia
 TIMP3 TIM PART S/A ON 13,29 -2,42
 KROT3 KROTON ON 60,80 -1,14
 ESTC3 ESTACIO PART ON 27,00 -0,99
 SANB11 SANTANDER BR UNT N2 15,66 -0,76
 CSNA3 SID NACIONAL ON 9,49 -0,73

Bolsas internacionais

Os principais índices acionários do mundo iniciaram a quinta-feira (11) em direções opostas. As bolsas asiáticas fecharam entre perdas e ganhos, mas o destaque foi o Nikkei, benchmark japonês, que atingiu seu maior patamar em 8 meses. Já as bolsas europeias, abrem a sessão em queda, reagindo às preocupações dos investidores com a política econômica dos EUA e as tensões geopolíticas. 

Continua depois da publicidade

Ontem, Obama disse aos norte-americanos em um discurso no final da quarta-feira que autorizou ataques aéreos dos EUA pela primeira vez na Síria e mais ataques no Iraque, em uma ampla escalada da campanha contra o grupo militante Estado Islâmico. Associado às expectativas pela próxima reunião do Federal Reserve, o dia é de baixa para as bolsas norte-americanas. 

Na Ásia, dados sobre a inflação na China que indicaram perda de ímpeto na economia levantaram preocupações, mas também algum otimismo entre investidores que esperam mais estímulos para impulsionar a segunda maior economia do mundo.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.