Ibovespa registra leve queda após euforia da véspera; estatais devolvem parte dos ganhos

Após subir forte na véspera, índice registra leves perdas; dia é mais tranquilo para maior parte das bolsas mundiais após queda expressiva ontem

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após a euforia de ontem, ao registrar alta de 1,79% em meio a especulações eleitorais de que a derrota vexatória do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo possa ter consequências negativas para Dilma Rousseff, o Ibovespa registra leve queda na sessão desta sexta-feira (11), em um dia em que as principais referências são novamente na Europa, com poucos indicadores de destaque no Brasil e nos EUA. Às 10h22 (horário de Brasília), o índice registra queda de 0,21%, a 54.475 pontos.

Na véspera, o mercado brasileiro respondeu com otimismo à derrota da seleção Brasileira da Copa do Mundo, seguindo os ADRs (American Depositary Receipts) da última terça-feira e descolando-se do movimento de baixa das bolsas mundiais, principalmente das europeias. Vale ressaltar que, na próxima terça-feira, deve ser divulgado o levantamento do instituto Sensuscom 2 mil eleitores e está prevista uma nova pesquisa Ibope. A Petrobras (PETR3;PETR4) subiu ontem cerca de 5% e agora devolve parte dos ganhos com queda de 0,7%, enquanto os bancos também registram leves quedas. 

Voltando ao Velho Continente, investidores por toda a Europa reduziram a exposição a bancos ontem, em reação às crescentes preocupações com a saúde do maior banco listado de Portugal, o Banco Espírito Santo, levando as bolsas europeias a atingir a mínima em dois meses. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já hoje, o dia é de certa recuperação. O banco central de Portugal e o primeiro-ministro do país garantiram investidores que os problemas na família fundadora do maior banco português, o Banco Espírito Santo, não comprometem a estabilidade do sistema financeiro e os depósitos do banco.

O BC de Portugal afirmou em comunicado que “levando em conta informações divulgadas pelo BES, eles têm capital suficiente para acomodar possíveis impactos negativos de sua reconhecida exposição ao braço não financeiro do Grupo Espírito Santo sem comprometer as exigências mínimas de compulsório”. Com isso, após cair mais de 14% ontem, as ações da Oi (OIBR4) registram alta de cerca de 9% nesta sexta.

Enquanto isso, nos EUA, o mercado fica de olho nos dados de orçamento do país referentes a junho, que serão divulgados nesta tarde.

Continua depois da publicidade

Já a Vale (VALE3VALE5) informou que divulgará o relatório de desempenho financeiro na quinta-feira, dia 31 de julho, às 6h da manhã (horário de Brasília), e o relatório de produção uma semana antes, no dia 24 de julho, antes da abertura dos mercados. As ações da companhia registram baixa de 0,8% na sessão. 

Enquanto isso, as ações da Gol (GOLL4), após liderarem os ganhos do Ibovespa ontem, devolvem parte da alta de 7%. Ontem, o Raymond James elevou a recomendação das ações da empresa para outperform (desempenho acima da média). De acordo com eles, os resultados da companhia devem melhorar no segundo semestre ao passo que os “ventos contrários do câmbio diminuem”, lembrando que a Gol é diretamente influenciada com a alta do câmbio.


As maiores baixas, dentre as ações que compõem o Índice Bovespa, foram:

 Cód. Ativo Cot R$ % Dia
 GOLL4 GOL PN N2 12,73 -1,77
 MRVE3 MRV ON 7,25 -1,36
 CMIG4 CEMIG PN 17,81 -1,33
 BRAP4 BRADESPAR PN 20,96 -0,95
 USIM5 USIMINAS PNA 8,24 -0,84

As maiores altas, dentre os papéis que compõem o Índice Bovespa, foram:

 Cód. Ativo Cot R$ % Dia
 OIBR4 OI PN 1,55 +9,15
 BISA3 BROOKFIELD ON 1,47 +2,08
 MRFG3 MARFRIG ON 5,97 +0,84
 ELPL4 ELETROPAULO PN N2 10,88 +0,74
 EMBR3 EMBRAER ON 21,43 +0,66

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.