Risco de déficit de energia cai para 2,5% no Sudeste e Centro-Oeste

Considerando a série sintética, com dois mil cenários, o risco nas regiões Sudeste e Centro-Oeste caiu de 6,7% para 4,8%, e no Nordeste, ficou em 1,3%

Estadão Conteúdo

Publicidade

O risco de desabastecimento de energia elétrica na região Sudeste e Centro-Oeste caiu de 3,7% em maio para 2,5% em junho, segundo nota divulgada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), grupo coordenado pelo Ministério de Minas e Energia. No Nordeste, o risco de déficit continua zero. Segundo o documento, “houve melhoria nas condições de suprimento de energia do sistema elétrico nacional”.

O porcentual considera a série histórica de informações climáticas utilizadas no Programa Mensal da Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), que tem 81 anos. A informação foi antecipada pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, na semana passada. Considerando a série sintética, com dois mil cenários, o risco nas regiões Sudeste e Centro-Oeste caiu de 6,7% para 4,8%, e no Nordeste, ficou em 1,3%.

“Outras avaliações de desempenho de sistema, utilizando-se o valor esperado das previsões de afluências e anos semelhantes de afluências obtidas do histórico, confirmam a garantia de suprimento no ano de 2014”, diz a nota, ressaltando a importância do parque gerador de usinas térmicas como complemento às hidrelétricas. Para o período entre 2015 e 2018, o risco de falta de energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste permanece em 4%. No Nordeste, esse risco continua em 0,4%. O risco estaria dentro do planejamento, pois continua abaixo do 5% toleráveis pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o documento, o sistema elétrico tem equilíbrio estrutural e uma sobra de energia de 5.500 MW médios para atender a carga prevista. O CMSE destacou que as afluências (quantidade de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas) em maio atingiram 76% da média histórica no Sudeste/Centro-Oeste, 41% no Nordeste, 135% no Sul e 101% no Norte.

O CMSE ressalta ainda que as intensas chuvas na Região Sul levaram os reservatórios das bacias dos rios Uruguai, Iguaçu, Jacuí e Itaipu “praticamente a seus armazenamentos máximos”. Diferentemente da nota divulgada no mês passado, o CMSE não comparou os dados aos verificados em 2001, ano do racionamento de energia.