A carta da maior gestora do mundo que enfureceu CEOs de Wall Street

Em carta de março, presidente-executivo da BlackRock alerta sobre perigos de pensamento de curto prazo e dependência exagerada das empresas em dividendos

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente-executivo da BlackRock, Larry Fink, que chefia a maior administradora de recursos do mundo, disse nesta quarta-feira (28) que enfrentou telefonemas furiosos depois de ter enviado uma carta em março para executivos de companhias listadas em um dos principais índices de ações dos Estados Unidos, o S&P 500, alertando sobre perigos do pensamento de curto prazo.

Na carta de 21 de março, Fink fez uma alerta sobre a dependência exagerada em dividendos e recompras de ações para produzir retornos rápidos em detrimentos de investimentos de longo prazo. 

“Eu recebi alguns telefonemas realmente furiosos”, disse Fink em uma conferência de investimentos realizada pela Sanford Berstein. Ele não revelou os nomes de nenhuma das pessoas. Atualmente, a BlackRock administra quase US$ 4 tilhões em ativos de clientes no mundo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fink disse que sabia que a carta seria “um tanto quanto polêmica” mas que nunca havia encontrado uma revolta tão grande durante a carreira profissional. Segundo ele, a carta foi como uma abertura de olhos para que investidores coloquem o foco em resultados de longo prazo.

“Na esteira da crise financeira, muitas companhias evitaram investir nos próprios crescimentos futuros”, escreveu Fink na carta. “Companhias demais cortaram investimentos e até mesmo elevaram dívidas para aumentar dividendos e recompras de ações … isso pode colocar em perigo a capacidade de uma companhia de gerar retornos sustentáveis de longo prazo”.

(Com Reuters)