Cade aprova fusão entre Kroton e Anhanguera com restrições

Por meio de ACC, companhias se comprometeram a alienar a Sociedade Educacional Leonardo da Vinci, bem como duas instituições de ensino superior que oferecem cursos presenciais

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou na tarde desta quarta-feira (14) a fusão entre a Anhanguera (AEDU3) e a Kroton (KROT3), mediante a celebração de um ACC (acordo em controle de concentrações). 

Por meio do ACC, as companhias se comprometeram a alienar a Sociedade Educacional Leonardo da Vinci, detentora do Centro Universitário Leonardo da Vinci, que oferece cursos de graduação na modalidade EAD (ensino a distância) sob a bandeira Uniasselvi, bem como duas instituições de ensino superior que oferecem cursos presenciais em Rondonópolis e Cuiabá. 

De acordo com comunicado emitido pelo Cade, as empresas também assumiram, com o ACC, o compromisso de limitar o número de alunos que poderá ser captado por suas bandeiras em determinados cursos EAD em 48 municípios específicos, até 2017.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, e pelo mesmo período, a Kroton e a Anhanguera se comprometeram a não utilizar concomitantemente suas bandeiras para captar novos alunos em determinados cursos EAD em municípios nos quais ambas venham a atuar.

“Com relação aos cursos EAD/municípios não afetados por tais compromissos, as atividades de Unopar e Uniderp permanecem inalteradas, inclusive no que se refere a seus respectivos planos de expansão”. A Kroton e a Anhanguera, destacou o Cade, manterão os acionistas e o mercado em geral informados sobre quaisquer desdobramentos relevantes relacionados ao cumprimento do ACC celebrado e ressaltam seu compromisso de cooperar com o CADE até o cumprimento integral de todas as obrigações assumidas.

As duas companhias anunciaram fusão em abril do ano passado, numa operação que cria a maior companhia de educação do Brasil. As ações da ganharam força após a notícia, mas fecharam com queda de 0,30%, a R$ 55,79 – atingindo na mínima do dia perdas de 2,97%. Por outro lado, os papéis da Anhanguera viraram após chegarem a recuar 3,19% e fecharam o dia com alra de 1,06%, cotados a R$ 16,16. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.