Pior investimento de março, ouro vê volume de contratos subir mais de 200% no mês

Entre os fatores que justificam a desvalorização do metal, destaque para a continuidade do tapering nos EUA, notícias e estímulos à economia chinesa e maior otimismo na bolsa

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O número de contratos de ouro a 250 gramas negociados saltou 115,7% entre fevereiro e março, ao subir de 2.057 para 4.437, informou a BM&FBovespa em balanço de operações divulgado nesta quinta-feira (3). De acordo com comunicado enviado ao mercado, o volume financeiro dos contratos de ouro movimentados em março foi de R$ 110,54 milhões – uma alta de 217,51% em comparação com o mês anterior, quando marcou R$ 50,82 milhões.

Em março, o ouro foi apontado como pior investimento do mês, com queda de 4,76% no período, seguido do dólar, que caiu 2,17%. Em valores reais, o metal mostrou desvalorização ainda maior: 6,32% em março, deduzida a variação do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), que teve alta de 1,67% no mês passado.

Segundo a equipe da XP Investimentos, a desvalorização do ouro tem relação direta com a continuidade do tapering nos Estados Unidos – isto é, a redução gradativa do programa de estímulos do Federal Reserve à economia do país -, notícias e estímulos à economia chinesa e menor aversão a risco por parte dos investidores do mercado de ações. “Abril pode ser um mês ainda baixista para as cotações deste metal”, completaram os analistas.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.