Conselhos de Buffett: não se deixe levar por crises como a da Ucrânia e evite bitcoins

Em entrevista de três horas concedida na última segunda-feira, maior investidor do mundo deu 5 importantes dicas para os investidores

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Mesmo com cenários diferentes nas bolsas, existem dicas que são úteis para qualquer investidor. Ninguém melhor que Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo e fundador da Berkshire Hathaway, para ajudar os investidores sobre qual seria a melhor forma de alocar seus investimentos mesmo em períodos de pânico – como vemos nos últimos dias com o desenrolar da revolta política na Ucrânia.

Na última segunda-feira (3), Buffett participou de uma entrevista para o programa “Squawk Box”, da rede americana CNBC, onde por mais de três horas ele respondeu perguntas e tirou dúvidas de investidores sobre qual a melhor forma de investir e sobre como ele pensa que esses investimentos devem ser feitos.

Entre os principais assuntos, Buffett falou sobre como investir em meio aos temores de um confronto armado na Ucrânia, assim como também opinou sobre o mercado de bitcoins. Veja abaixo 5 ensinamentos que o megainvestidor deu ao responder as perguntas dos investidores:

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1 – Não deixe eventos – como o que está acontecendo na Ucrânia – afetarem suas decisões de investimento
Buffett afirmou que uma grande guerra é inevitável. Segundo ele, as pessoas vão continuar comprando ações, ou pelo menos investindo em alguma coisa. “Uma coisa que você pode ter certeza é que, durante uma grande guerra, o valor do dinheiro vai cair, isso aconteceu em todas as guerras. A última coisa que você vai querer durante uma guerra é guardar dinheiro. Você pode querer ter uma fazenda, ou um apartamento, você vai querer ter seus seguros. Durante a Segunda Guerra Mundial as bolsas subiram. O mercado de ações vai subir em algum momento”, afirmou o megainvetidor.

2 – Não se sinta mal quando as ações caírem
Para ilustrar esse tópico, o executivo afirmou que não está desencorajado a investir diante do cenário preocupante da Ucrânia. “Quando eu acordei nesta manhã [segunda-feira] eu olhei para as ações que estávamos comprando em Londres e elas estavam caindo, e eu me senti bem”, afirmou Buffett. Ele ainda completou dizendo que mesmo com as notícias indicando um conflito na região, ele irá comprar mais ações. “Nós estávamos comprando ações na sexta-feira e elas estão mais baratas nesta manhã, e isso é bom”, completou.

3 – Não ache que é preciso ser um expert para ter lucro com ações
“O mercado de ações oferece diversas oportunidades, centenas e centenas de diferentes negócios. Você não deve ser um especialista em todos eles. Você não precisa ser especialista nem em 10% disso tudo”, afirma Buffett. Segundo ele, é preciso ter convicção de que uma empresa, ou um grupo de companhias tendem a ganhar mais dinheiro daqui 10 ou 20 anos do que elas estão ganhando agora. “E essa não é uma decisão difícil de fazer”, conclui ele.

Continua depois da publicidade

4 – Não procure por ganhos rápidos
Questionado se os “investidores ativistas” – que compram e possuem grande quantidade de ações de uma empresa ou grupo – estão realmente agindo para o melhor interesse de suas empresas e seus acionistas, Buffett afirmou que estas pessoas estão buscando apenas um retorno rápido para seus investimentos, e que não há nada de errado nisos. “Porém, a nossa atitude em relação aos nossos próprios negócios e nos negócios em que temos participação é que fazemos algo pelos investidores que entram para ficar e não para aqueles que investem e depois vão embora”, afirma o executivo. 

“Em alguns momentos você pode fazer mais dinheiro, normalmente vendendo a empresa. Mas a resposta não é vender a empresa. A resposta é manter a companhia funcionando bem. Eu poderia fazer certas coisas para agitar o preço da Berkshire, mas isso não seria bom para a empresa em 5 ou 10 anos”, concluiu.

5 – Não coloque seu dinheiro em bitcoins para o longo prazo
“Isto não é uma moeda. Ela não reage aos eventos como uma moeda. Este não é um meio durável de troca. Ela tem sido um meio especulativo – muito especulativo – onde as pessoas compram e vendem esses ativos na esperança de vê-los subindo ou caindo assim como ocorreu com a bolha das tulipas”, explica Buffett.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.