Mesmo preocupado com bolha, Robert Shiller segue comprando ações dos EUA

Economista laureado com Nobel de Economia em 2013 ressaltou à CNBC que segue no mercado de ações, apesar de ver um cenário alarmante

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Laureado com o Prêmio de Economia em Memória a Nobel em 2013, Robert Shiller, destacou que continua investindo no mercado de ações dos EUA, apesar de suas advertências recentes com condições semelhantes a bolhas nos índices do país. 

Em entrevista ao portal CNBC durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, Shiller ressaltou que a sua própria métrica de valorização de longo prazo para o mercado de ações está elevada, em 25. Mas ainda está bem abaixo do recorde atingido em 2000, de 46. 

As bolsas norte-americanas terminaram 2013 em níveis recordes de alta, com o S&P500 registrando o seu maior salto anual em 16 anos e o índice Dow Jones, o maior ganho em 18 anos. Enquanto isso, o índice de referência europeu STOXX fechou o ano passado com alta de 17%, após um ano em que a crença na recuperação da zona do euro voltou aos mercados. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em novembro Shiller afirmou em artigo para o Wall Street Journal estar preocupado com este aumento na relação do preço sobre lucro ciclicamente ajustado – conhecido como relação preço sobre lucro de Shiller – e que ele poderia apontar para uma bolha, mas “ainda iria demorar um pouco de tempo para dizer”. Ele também ressaltou que o mercado pode subir ainda mais, mas talvez os investidores devam reduzir a exposição em alguns ativos.

Já em dezembro, em entrevista à revista alemã Der Spiegel, Shiller ressaltou que não estava aumentando o estado de alerta, mas que os índices acionários de diversos países estão em patamares bastante elevados e que, também no mercado de imóveis, os preços teriam subido vertiginosamente. Essa tendência, na visão do economista, “pode acabar muito mal”.

A visão alarmante sobre o mercado imobiliário norte-americano, que estaria nos seus estágios iniciais de uma bolha imobiliária, também se estende ao Brasil. Em entrevista para a rede de televisão norte-americana PBS, o economista destacou as suas impressões durante passagem ao Brasil, entre agosto e setembro em 2013, avaliando que havia uma certa cegueira com relação à bolha imobiliária e que se sentiu “nos EUA de 2005”. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.