“Oráculo” errou? Warren Buffett não supera o S&P500 pela 1ª vez em 48 anos

Pela primeira vez desde que assumiu a Berkshire Hathaway em 1965, Buffett deve ver o seu fundo registrar um desempenho inferior ao índice norte-americano

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O investidor bilionário Warren Buffett, após muitos – e reconhecidos – acertos, provavelmente “errou o alvo” pela primeira vez em 48 anos. A sua companhia, a Berkshire Hathaway, deve informar em seu próximo relatório trimestral que não conseguiu aumentar o seu patrimônio líquido mais rapidamente do que o índice S&P500 nos últimos cinco anos, de acordo com a Bloomberg. Seria a primeira vez que o investidor ficou aquém da meta desde que assumiu a empresa.

O S&P500 subiu 128% desde o final de 2008, alimentado por esforços de estímulos pelo Federal Reserve e os lucros mais elevados de empresas. Esta é uma meta difícil de ser batida então, claro, não se pode dizer que ele tenha errado. Porém, em contrapartida, o fundo de ações controladas pela Berkshire subiu 80% no mesmo período. 

Buffett utiliza o desempenho dos últimos cinco anos do S&P500 em comparação a Berkshire Hathaway para justificar o “bom trabalho” do fundo ao apostar no mercado de ações por empresas. Porém, o índice norte-americano superou os retornos da empresa de Buffett ao ter um rendimento de dois dígitos todos os anos desde 2008, exceto em 2011, quando a crise da dívida da Europa ofuscou o otimismo com a recuperação norte-americana. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contudo, a notícia não é nenhuma surpresa para o investidor apelidado de “Oráculo de Omaha” uma vez que, em carta assinada pelo vice-presidente da empresa, Charlie Munger, em março do ano passado, reconheceu que se o “mercado continuasse subindo em 2013, a série de vitórias estaria próxima ao fim”. Por outro lado, Munger afirmou orgulhoso que, “até aquela data, nunca houve um período de maus resultados, tendo conseguido superar o S&P500 43 vezes”. Assim, embora não bata a sua meta, Buffett continua sendo um “tubarão das finanças”, uma vez que a Berkshire Hathaway tem um retorno anualizado de 20% desde que ele assumiu a exploração.

Entre as empresas que a Berkshire teve investimentos, estão a Coca Cola, Wells Fargo, American Express e Heinz. Apesar do desempenho abaixo do S&P, mas ainda bastante forte, a maior preocupação é de quem será o sucessor do grande investidor na companhia. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.