Ibovespa abre em leve alta na volta do feriado na esteira do mercado internacional

Na volta do feriado, destaque fica para a queda do IOF sobre a emissão de ações brasileiras e para a Vale; governo central divulgará contas

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Na volta do feriado de Natal, o Ibovespa abre a sessão desta quinta-feira (26) em alta, seguindo o dia positivo do índice futuro das bolsas norte-americanas. Às 10h04 (horário de Brasília), o índice registrava ganhos de 0,40%, a 51.562 pontos. O mercado repercute a queda do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre a emissão de ações brasileiras negociadas no exterior, além do noticiário movimentado das últimas sessões. O mercado segue ainda na expectativa pela divulgação das contas do governo central de novembro, diante das preocupações com a situação fiscal do país. 

No noticiário corporativo, o destaque fica com a Vale (VALE3;VALE5) após fechar acordo com a Brookfield para venda de 26,5% de sua participação no capital da VLI; as ações da mineradora registram leve alta no pregão. As ações de outra blue chip, a Petrobras (PETR3;PETR4) também têm leve alta e ajudam a puxar o índice para cima, uma vez que os papéis das duas empresas correspondem a cerca de 20% do índice. 

Poucas ações registram forte oscilação nesta sessão dentro do Ibovespa. Apenas 12 ações têm alta de mais de 1%, com destaque para a LLX Logística (LLXL3, R$ 1,11, +2,78%). No mesmo horário, apenas a Dasa (DASA3) registrava baixa de mais de 1%, após subir cerca de 11% na última terça-feira após a divulgação de edital de OPA (Oferta Pública para Aquisição), pela Cromossomo Participações, de ações representativas de, no mínimo, 26,4% mais uma ação de seu capital até a totalidade das ações. A empresa é controlada por Edson Godoy Bueno, ex-controlador da Amil e maior acionista da Dasa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

China preocupa e Japão anima, enquanto bolsas europeias seguem fechadas
Nesta data, o grande destaque fica para as bolsas da China fecharam em queda após uma série de três pregões de alta, em meio a preocupações de liquidez com a falta de novas injeções de capital do Banco do Povo da China. O índice Xangai Composto recuou 1,6%, enquanto o Shenzen Composto registrou 1,8%.  O Banco do Povo interrompeu as operações de mercado aberto nesta quinta-feira e não fez novas injeções de recursos, o que afetou o sentimento dos investidores. Vale ressaltar que o crescimento econômico da China deve ficar em 7,6% neste ano, segundo relatório do gabinete citado pela agência de notícias oficial Xinhua, um pouco acima da meta do governo de 7,5% e ligeiramente abaixo do ano passado, quando a expansão ficou em 7,7%.

Por outro lado, a bolsa de Tóquio avançou pela sétima sessão seguida e atingiu a máxima em seis anos, em meio à valorização do real e o iene. No final da sessão, o índice Nikkei teve alta de 1,03%, a 16.174 pontos, o maior fechamento desde 6 de novembro de 2007. Na quarta-feira, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou em entrevista afirmou em entrevista que anunciaria uma nova agenda de reformas em junho. 

Vale ressaltar que, na região da Ásia e do Pacífico, as bolsas da Austrália, Nova Zelândia e Hong Kong ficaram fechadas devido a feriados locais.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, na Europa, as principais bolsas fecharam a última terça-feira (24) em leve alta, em meio aos dados da atividade econômica da França e da Holanda. As principais bolsas europeias permanecerão fechadas nesta quinta-feira em razão das festividades natalinas.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.