Na sombra da crise russa, Deutsche vê queda da China e das ações emergentes em 2014

"Se estou errado a respeito da China, eu estou errado sobre tudo", disse estrategista global de ações de mercados emergentes do banco, que prevê queda de 10% das ações dos mercados emergentes em 2014

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Passada a avalanche otimista de semanas atrás, quando bancos como Goldman Sachs, Morgan Stanley, Credit Suisse e Jefferies Group indicavam para um corrida altista maciça e de vários anos por ações chinesas, o Deutsche Bank, que também aparecia na lista, vem agora com uma abordagem um pouco mais “nebulosa” para o gigante asiático. 

John-Paul Smith, estrategista global de ações de mercados emergentes do Deutsche com sede em Frankfurt, alerta sobre alguns dos mesmos sinais de crise financeira que levaram a prever, em 1998, com meses de antecedência, a quebra do mercado de ações da Rússia. A visão mais cautelosa veio depois que o economista-chefe do banco para a Ásia, Taigur Baig, comentou, em programa da rede norte-americana CNBC, que aposta numa expansão chinesa de 8,6% no ano que vem, muito acima do consenso de mercado de 7,5%. Uma expectativa que fez com que a âncora do programa brincasse sobre “o que [os analistas do Deutsche Bank] estariam fumando para uma previsão estar tão acima do consenso”.

Agora, Smith aparece mostrando um pessimismo crescente com o país. “Há potencial para uma armadilha de dívida em empresas industriais que pode desencadear uma crise financeira em toda a economia já no ano que vem”, disse em entrevista à Bloomberg poucos dias antes de emitir um relatório prevendo que a desaceleração da China levará a uma queda de 10% das ações dos mercados emergentes em 2014. “Se estou errado a respeito da China, eu estou errado sobre tudo”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo ele, o crescimento da China está sendo impulsionado pelo crescente endividamento das empresas, um modelo de alto risco que precisa ser substituído pelos tipos de medidas de livre mercado e cortes de orçamento que alimentaram o crescimento da Rússia após a moratória do país e na subsequente queda mensal de 44% do índice Micex.

A posição de 2013 de Smith em relação a uma queda de pelo menos 10% nas ações de países em desenvolvimento se mostrou premonitória. O índice MSCI Emerging-Markets escorregou 6,3%, ficando atrás da recuperação de 22% do indicador MSCI de mercados desenvolvidos. O índice Shanghai Composite, o medidor de referência para ações da segunda maior economia do mundo, perdeu 7,9% e caminha para sua terceira queda anual em quatro anos.

Para Smith, a prova de qual caminho a China trilhará nos próximos anos está na maneira que o país implementar medidas como incentivo ao investimento privado em indústrias estatais, aceleração da conversibilidade da moeda e a liberalização das taxas de juros. “Será interessante ver se eles realmente pretendem trilhar o mesmo caminho de uma ‘dura economia liberal estatal’ pelo qual a Rússia passou de 1999 até o outono de 2003. Até aqui, não há indicação de que eles estejam preparados”, disse. E complementou: “a China não é o paraíso seguro no qual a maioria dos comentaristas de mercado parece acreditar”.