De lucros exorbitantes à pó: mercado ainda não está pronto para as pré-operacionais

Presidente do MZ Grupo para América Latina diz que mercado brasileiro ainda está aprendendo a lidar com as empresas em fase pré-operacional

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A crise das empresas do Grupo EBX, de Eike Batista, deixou uma lição ao mercado: apesar do mar de maravilhas envolto nas expectativas dos projetos, caso o navio naufrague, ou seja, as projeções não sejam alcançadas, os riscos dos investidores podem ser extremamente elevados. A OGX Petróleo (OGXP3) deixou um exemplo claro: em meio à expectativa não cumprida, o papel registra no acumulado do ano queda de 91,32%, sendo cotado a R$ 0,40 no fechamento da última quinta-feira. 

Segundo Rodrigo Alves, presidente do MZ Grupo para América Latina, o mercado brasileiro ainda está aprendendo a lidar com as empresas pré-operacionais. Essas empresas no exterior são chamadas de “companhias opções: podem dar lucros exorbitantes ou virarem pó”, em comparação ao mercado de opções.

Entretanto, o mercado acionário ainda não está em estágio pré operacional. O investidor precisa aprender a assumir esse risco, disse. Isso principalmente para o acionista pessoa física. “Quem é pego desprevenido é o investidor pessoa física, o institucional já está mais calejado e acompanha de perto a movimentação das empresas”, disse.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O mercado não aceita quando uma empresa projeta mas não sabe ou não tem capacidade de realizar o prometido. Ela pode até errar nas projeções e fazer ajustes, mas quando o mercado entende que ela não conseguirá cumprir é o fim. Crise existencial o mercado não aguenta”, comentou Alves. 

“Investidor ativista” 
Em meio à derrocada das empresas do Grupo EBX, cresceu o número de investidores “ativistas”. A mais recente atuação foi na assembleia geral extraordinária da OGX, em 12 de setembro. Insatisfeitos pela grave crise financeira que se abateu sobre a empresa, os acionistas minoritários da petroleira tentaram criar um conselho fiscal, mas fracassaram. 

Segundo Alves, as empresas ainda não estão preparadas para esses investidores. “As empresas estão aprendendo a se comunicar com os minoritários e os minoritários exigirem seus direitos”.