Petrobras terá que explicar resultado; ex-Pão de Açúcar está perto de presidir BRF

Além da Petro, CVM abriu processo adminsitrativo para analisar contabilidade de hedge também para a Braskem; JBS anuncia presidente para operações no Mercosul

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Além da temporada de resultados, que chega na sua reta final, o noticiário corporativo está bastante agitado nesta terça-feira (13). Em destaque, está a notícia do jornal “O Estado de S. Paulo” desta data, que informou que a Petrobras (PETR3;PETR4) e a Braskem (BRKM5) terão que explicar à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) as mudanças nos balanços após a mudança para a contabilidade de hedge, de modo a reduzir o impacto da variação do câmbio.

A SPE (Superintendência de Relações com Empresas) da CVM abriu processo administrativo para analisar as informações trimestrais das companhias. A prática da contabilidade de hedge é autorizada no Brasil desde 2009; contudo, a autarquia questiona o momento e a forma como as companhias comunicaram a adoção dessa contabilidade. A Petrobras e a Braskem passaram a adotar a contabilidade de hedge em maio, mas só comunicaram a nova prática em julho, quando os balanços foram fechados. 

Abílio Diniz chama ex-Pão de Açúcar para comandar BRF
Rumores da imprensa indicam ainda que o consultor Claudio Galeazzi deve ser o próximo presidente global da BRF (BRFS3), substituindo José Antônio do Prado Fay. Esta é a primeira mudança relevante desde que o empresário Abílio Diniz se tornou presidente do Conselho de Administração da BRF, em abril.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A decisão de quem será o presidente da companhia acontecerá hoje à noite e, caso seja aprovado, pode ser anunciado na próxima quarta-feira. Galeazzi é conhecido pela reestruturação de companhias e por promover significativos cortes de custos e foi presidente do Pão de Açúcar (PCAR4), de onde conhece Abilio.   

JBS anuncia presidente para operações no Mercosul
A JBS (JBSS3) anunciou ao mercado a contratação de Miguel Gularte para o cargo de presidente da JBS Mercosul. De acordo com a companhia, a medida dá sequência à estratégia da companhia de reforçar continuamente sua equipe de executivos, na busca pela excelência operacional e pela profissionalização de seu quadro diretivo. Gularte ocupou o cargo de vice-presidente internacional do Minerva (BEEF3) de 2011, até junho de 2013. 

Triunfo divulga dados operacionais
A Triunfo (TPIS3) divulgou os dados operacionais acumulados até o mês de julho de 2013. O desempenho registrado pelas concessões rodoviárias nos sete meses de 2013 foi um aumento de 4,6% no volume de tráfego em relação ao verificado no mesmo período de 2012, atingindo 49,1 milhões de veículos equivalentes.

Continua depois da publicidade

O desempenho individual de nossas concessionárias Concer, Concepa e Econorte no período foi respectivamente 2,5%, 6,2% e 5,0% de crescimento no volume de tráfego.

Nos sete meses de 2013, o volume da movimentação de contêineres aumentou 19,1% em relação ao verificado no mesmo período de 2012, atingindo 402.157 TEUs.

Telebras aprova empresa para fornecer e lançar satélite
A Telebras (TELB3;TELB4) comunicou aos seus acionistas e ao mercado que o Conselho de Administração, em reunião realizada na terça-feira (6/8), referendou a recomendação da empresa Visiona  para que a empresa Thales Alenia Space seja fornecedora do artefato satelital e a empresa Arianespace seja o lançador deste, por entender que essas propostas reúnem as melhores condições técnicas e econômicas, informou a companhia. A decisão do Conselho de Administração da Telebras foi submetida ao Grupo Executivo, para deliberação e encaminhamento ao Comitê Diretor do projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas. 

Continua depois da publicidade

Cosan aprova pagamento de dividendo do 1º trimestre
A Cosan (CSAN3), comunicou que foi aprovada a distribuição, no dia 13 de agosto de 2013, dos dividendos referentes ao exercício social encerrado em 31 de março de 2013, no valor total de R$ 300  milhões de reais, correspondendo a R$ 0,741868722 por ação, sem retenção de Imposto de Renda na Fonte.

Os acionistas usuários das custódias fiduciárias terão seus valores disponibilizados conforme procedimento adotado pelas Bolsas de Valores.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.