Alcoa dá largada na temporada de balanços dos EUA; por que devemos acompanhá-la?

Para especialistas, resultados norte-americanos funcionam como reflexo dos sinais de recuperação da economia do país, podendo trazer impactos na Bovespa

Paula Barra

Graceful Structure

Publicidade

SÃO PAULO – Tradicionalmente, a temporada de resultados trimestrais dos Estados Unidos tem o início “não oficial” após a divulgação do balanço da Alcoa. A companhia, que é uma das 30 que fazem parte do índice de ações Dow Jones, é a primeira grande empresa a reportar seus números, que acabam servindo de termômetro para o mercado sobre como deverá ser a safra de resultados no país.

Por conta disso, o saldo dos balanços corporativos dos EUA pode acabar afetando o humor dos investidores, tendo reflexos claros e diretos no comportamento do Ibovespa, avalia Daniel Cunha, membro da equipe de análise da XP Investimentos.

Por isso, a importância de acompanhar de perto os números corporativos dos Estados Unidos. “Os agentes estão interessados em saber como está a saúde das empresas da maior economia do mundo, e cuja a grande maioria tem atuação global, servindo, portanto, como um do principais indicadores de como está a conjuntura da economia real”, disse o economista. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mas além dos resultados, é bom monitorar também as expectativas das empresas para os próximos trimestres. Isso é importante já que o mercado sempre olha para frente para trazer o valor presente, e caso as estimativas caíam, é possível ver um movimento de piora do humor dos investidores, acrescenta o diretor da AZ Investimentos, Ricardo Zeno. 

Para o Brasil, contudo, Cunha pondera que seria importante os investidores observarem não apenas o componente lucro das empresas, que acaba virando o protagonista nessa época de temporada, mas os resultados de volumes de vendas e variação nos preços finais, além da avaliação da própria companhia acerca do ambiente de negócios e suas expectativas para o curto prazo.

“A partir disso, poderemos avaliar como está o balanço da oferta e demanda por commodities e as respectivas implicações nas percepções sobre as empresas que atuam no mesmo contexto”, explica.

Continua depois da publicidade

Vale mencionar a diferença entre a temporada norte-americana e a brasileira. Por lá, a divulgação de resultados não para, por isso, fala-se em início “não oficial” com a revelação dos números da Alcoa, enquanto, no Brasil, a temporada é apenas até 45 dias após o término do trimestre em questão, com exceção do fechamento do exercício anual.