5 ações de empresas problemáticas continuam rali na semana; voo continua

Embora sejam de setores distintos, esses papéis têm um ponto comum: nenhuma dessas empresas está um primor em termos de fundamentos

Felipe Moreno

Usina Hidrelétrica de Tucuruí *** Local Caption *** Comportas abertas da usina de Tucuruí

Publicidade

SÃO PAULO – Continuando a movimentação vista nos últimos dias, as ações da Eletrobras (ELET3ELET6) e B2W (BTOW3) continuaram na trajetória positiva, extendendo os ganhos pelo 4º dia seguido, enquanto o Ibovespa acumula ganhos de 2,14% nesse mesmo período. Somente esta semana, os papéis da estatal subiram 19,76% 18,82%, nesta ordem, enquanto as ações da empresa de varejo online sobem 17,29%.

As construtoras Brookfield (BISA3) e PDG Realty (PDGR3) não tiveram uma boa sessão, mas também acumulam alta: ganhos de 8,62% e 7,30%, respectivamente. Embora sejam de setores distintos, esses papéis têm um ponto comum, além da forte valorização recente: nenhuma dessas empresas está um primor em termos de fundamentos, avalia o analista Roberto Altenhofen, da casa de research Empiricus.

Segundo ele, o movimento recente do Ibovespa não é tão otimista quanto aparentava ser: “não mostra a realidade. O mercado está privilegiando o fluxo. O movimento não traz uma boa amostra do momento da bolsa”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Esses papéis, avalia, subiram sem motivo específico, com exceção da Eletrobras. “São movimentos pontuais, e isso não significa que teremos um rali consistente por enquanto”, disse o analista.

Essas oscilações sinalizam mais um alerta, “e não um viés positivo do índice”, disse Altenhofen. “O mercado está sendo guiado pelo fluxo, e isso promove altas e baixas pontuais, fundamentos que definem tendências”.

No caso da estatal, a disparada pode ser atribuída à expectativa de pagamento de dividendos altos, na faixa de R$ 1,39 por ação para ativos preferenciais – valor que representa um dividend yield de 16,8%. Porém, os fundamentos continuam se deteriorando, a questão ainda é um peso para o papel, transformando o movimento em pontual, para Altenhofen.