KPMG demite funcionário por insider e ação da Herbalife é interrompida na bolsa

Segundo New York Times, funcionário da auditoria fornecia informações privilegiadas a um pessoa que operava volume significativo com as ações da companhia

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – As negociações com as ações da Herbalife ficaram interrompidas por algumas horas após a abertura da bolsa de Nova York nesta terça-feira (9). Isso ocorreu depois de uma publicação do New York Times que dizia que a KPMG demitiu o auditor responsável pela conta da empresa de suplementos alimentares por “insider trading”.

Segundo o jornal, o funcionário fornecia informações privilegiadas a uma pessoa que operava volume significativo de ações da Herbalife. A empresa, contudo, não comentou o assunto. Às 13h36 (horário de Brasília), os papéis registravam perdas de 1,07%, a US$ 37,98. 

Vale lembrar que desde meados de dezembro, a Herbalife tem amargado fortes turbulências na bolsa – quando o gestor de fundos Bill Alckman, da gestora de recursos Pershing Square Capital, afirmou publicamente que aposta contra a empresa, a quem acusa de operar em esquema de pirâmide – a companhia está no centro de questionamento sobre a legalidade de seu modelo de vendas. Alckman acusa a Herbalife de ter causado danos financeiros e psicológicos a milhões de pessoas mundialmente em favor do enriquecimento do seu presidente, Michael Johnson.