Itália dividida preocupa mercado e bolsa italiana despenca mais de 4,5%

Eleição italiana não dá maioria para nenhum partido no Congresso; temor contagia outros mercados e bolsas na Europa registram fortes perdas

Fernando Ladeira

Publicidade

SÃO PAULO – Com uma Itália ingovernável, os temores de um retorno à crise do euro voltam aos mercados. O principal índice acionário da Itália, o FTSE MIB, despenca 4,77% na manhã desta terça-feira (26), depois das eleições no país não darem maioria no Congresso nem para o partido de centro-esquerda nem para Silvio Berlusconi, colocando em dúvida a capacidade do governo de aprovar uma nova legislação.

O medo dos investidores também se mostra visível no mercado de títulos de dívida. Em um leilão de títulos de seis meses, o tesouro italiano captou € 8,75 bilhões com um juro de 1,24%, bem acima do 0,73% pago em leilão semelhante no fim de janeiro.

As incertezas com uma das maiores economias da zona do euro também preocupa o restante da região. O índice Ibex 35, da Espanha, cai 3,05%, enquanto o CAC 40, da França, recua 2,40% e o DAX, da Alemanha, 1,93%.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para o restante do dia, os investidores devem voltar as atenções para o discurso de Ben Bernanke, presidente do Federal Reserve.

A fala dele será a primeira depois da divulgação da ata do Fomc (Federal Open Market Committee), quando a autoridade monetária norte-americana admitiu a possibilidade de reduzir os estímulos à economia antes do esperado ou até retirá-los por completo. Ainda por lá, dados de vendas de novos imóveis também podem atrair a atenção do mercado.